Pode usar Body no ballet?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

No ballet não é body (body é uma peça casual, para usar com outras roupas, embora alguns collants servem como body, nem todo body é collant!

É sabido que não é aconselhável que usemos jóias ou bijuterias na sala de aula, porque a pode machucar. Pode acontecer de rasgar a orelha no caso de brinco de argolas ou compridos, se cortar ou se arranhar com pulseiras, anéis ou colares.

Luiz Henrique dá a dica valiosa para esse início de aulas: “Na falta do uniforme, o aluno pode usar uma legging com uma camisa confortável, mas não tão larga, e usar meias se for fazer Ballet, Jazz ou Contemporâneo.

sandália ou chinelo depois da aula.

Aqui estão alguns itens fundamentais que você deve sempre ter em sua bolsa de dança.

  • Sapatilhas extra.
  • Garrafa de água.
  • Toalha.
  • Curativos.
  • Desodorante.
  • Coisas cabelo.
  • Uniforme do ballet. Meias, collants, shorts, enfim, tudo que fizer parte do seu uniforme para fazer a aula. Lanches saudáveis.

Outra coisa que NUNCA deve ser feita também, é o uso da sapatilha preta no Ballet, mesmo se a meia-calça for preta também.

Saia. A saia nas aulas de ballet é um ítem opcional. Dá mais fluidez e beleza aos movimentos, além disso, pode influenciar na nossa autoestima, e como consequência, no nosso desempenho. Quem não dança melhor quando está se sentindo melhor?

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular. Para alunas que já estão treinando piruetas, é fundamental.

Diferente do body, o collant não tem o fecho na parte inferior. Isso porque a peça foi feita para ser usada, prioritariamente, durante atividades físicas como, por exemplo, a dança, ou até mesmo na academia. Sem os botões, você fica mais confortável e com mais liberdade para se mexer.

Em média, alunos que começam a praticar ballet por volta dos sete anos, frequentando duas vezes por semana as aulas, pode começar o treinamento com pontas aos 11 ou 12 anos. Para iniciar o treinamento com segurança, o aluno deve ter conquistado força e coordenação motora.

Um tutu (pronuncia-se “titi” ou tutu) é uma parte do vestuário do ballet, são roupas usadas pelas bailarinas.

“Para as aulas é ideal que os alunos usem roupas confortáveis tais como short, colete, blusa, vestido, macacão, leg e camiseta para as mulheres. Já para os homens uma roupa social, camisa, camiseta ou jeans”, afirma Dani. O estilo de cada pessoa também é mantido.

Para carregar as energias antes de dançar é melhor apostar em carboidratos complexos, como pão integral, aveia e batata-doce. No quesito proteínas, escolha alimentos com baixo teor de gordura como atum e peito de frango.

A dança demanda muita flexibilidade, alinhamento e boa distribuição do peso por parte dos bailarinos. É por isso que, para dançar ballet, é necessário muito preparo físico, bem como uma alimentação equilibrada e adequada, principalmente antes das aulas, dos ensaios e das apresentações.

O equinismo é uma condição em que o paciente usa a ponta dos pés para caminhar. Conhecido também como marcha equina, pé equino e pé de bailarina essa condição afeta milhares de crianças ao redor do mundo e causa muita preocupação aos pais.

As sapatilhas de ponta podem ser extremamente desgastantes para os pés. Eu mesma dancei na ponta, e reconheço a agonia que os dançarinos disfarçam no palco para fazer seus movimentos que parecerem não fazer esforço.

Antes de tudo, já quero explicar que quebrar a sapatilha significa amolecer, deixando a sapatilha mais macia e mais fácil de subir.

O Ballet é muito favorável ao bem-estar físico e emocional. Ajuda em diversos fatores físicos, mentais e emocionais! A dança aumenta a resistência física, queima calorias, aprimora a coordenação motora, fortalece os ossos e a musculatura corporal e melhora a frequência cardíaca.

Então para ter um solo você precisa, antes de tudo, não deixar que essa vontade passe por cima dos princípios básicos. Trabalhar, estudar, fazer suas aulas, ser um (a) aluno (a) comprometido (a), disciplinado (a), que busca fazer sempre o seu melhor independente do lugar e do posto.

Os pés da bailarina são o principal instrumento de execução dos movimentos clássicos, que encantam multidões. No entanto, escondidos debaixo de sapatilhas apertadas, muitas vezes eles se encontram marcados por calos, joanetes e unhas encravadas, causadas por uma intensa rotina de treinamentos.