Pode usar barba no trabalho?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Empresa e universidade não poderão exigir que empregados se apresentem com cabelo e barba aparados - TST.

4.6.6 Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base.

Por exemplo, trabalhadores que fazem uso de barba em uma indústria de alimentos, é plausível que o empregador manifeste intolerância ao uso de barba em contato com alimentos, desde que não seja de forma discriminatória, vexatória ou excessivamente rigorosa.

A demissão de um funcionário por justa causa porque ele se recusou a cortar o cabelo é considerada “discriminação estética” e fere direitos constitucionais da dignidade e da igualdade e os direitos fundamentais do trabalhador, decidiu a 2ª Turma de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Aparar a barba com frequência tem algumas boas vantagens: uma que os pelos com o tamanho mais uniforme dão uma aparência mais compacta para a barba. E uma barba mais compacta parece estar mais cheia sempre. Outra que você mantém a simetria do rosto.

É como se ele fosse o Presidente dos bigodes. Hoje em dia ele é mais conhecido como bigode policial, provavelmente porque os policiais são reconhecidos por terem autoridade quase que ilimitada. Se o seu rosto é quadrado, com uma linha mandibular bem definida, o bigode militar é para você.

A pesquisa apontou a barba como sinal de envelhecimento de cinco a oitos anos. Aos 31 anos, o príncipe William ficou com aparência de 36, segundo entrevistados. David Beckham, que tem 38 anos, ficou com cara de 34 quando barbeado, e 39 com barba. Jude Law, de 40 anos, aparentou três anos mais velho com barba.

O uso da barba na legislação trabalhista
Esta política faz parte do Programa de Proteção Respiratória (PPR), que é resultado da análise de riscos de uma indústria e que faz parte da Norma Regulamentadora 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Operacionais, no seu item 1.5.3.1.1.

Ela te envelhece demais
É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até mais velho, mas algumas pessoas realmente envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças aos fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.

pescoço: deixe os pelos 2 centímetros acima do pomo-de-adão e mantenha essa linha até chegar às orelhas; costeletas: a parte externa deve ser desenhada em linha reta até chegar ao pescoço e à mandíbula; queixo: deixe os pelos o mais reto e apontados para baixo possível.

Mesmo na ausência de motivos religiosos, a empresa não pode exigir que o empregado com cabelo ou barba compridos corte ou apare os fios. O mesmo vale para cabelos afro, tranças e dreadlocks. Unhas e maquiagem Qualquer exigência de visual que configure gasto para o funcionário deve ser reembolsada pelo empregador.

Art. 456. A prova do contrato individual do trabalho será feita pelas anotações constantes da carteira profissional ou por instrumento escrito e suprida por todos os meios permitidos em direito. Parágrafo único.

Depende da pessoa, mas acho que prefiro com barba. Fica mais bonito e com uma imagem mais adulta” – Isabela Machado, 30 anos, psicóloga. Não à toa percebemos que boa parte dos grandes pensadores, cientistas, líderes e pesquisadores ostentam ou ostentaram barba ao longo de sua vida.

É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até fazer parecer que você é mais velho, mas algumas pessoas envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças a fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.