Pode usar babosa em feridas abertas?

Perguntado por: omendes9 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A babosa é amplamente usada em uma variedade de cosméticos, incluindo cremes e produtos de higiene pessoal. Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Preparo: Abra a folha de babosa e retire a sua polpa, que deve ser de aproximadamente 4 colheres de sopa. A seguir coloque todos os ingredientes num pirex e leve ao microondas durante 1 minuto e mexa. Se for necessário coloque mais 1 minuto ou até que fique totalmente líquido e bem misturado.

Evidenciou-se que Aloe vera promove a cicatrização de feridas, além de diminuir a dor em fissuras anais crônicas e queimaduras.

Os resultados apresentados apontam que o uso do gel da babosa foi positivo no tratamento da úlcera varicosa do caso em questão, uma vez que não foi observada nenhuma complicação durante o tratamento e a partir do uso do fitoterápico pode-se perceber controle dos sinais inflamatórios, melhora da hidratação e ...

Pode-se passar a babosa sobre a parte da pele que começa a coçar e ficar irritada pela picada de um inseto. Ela aliviará o inchaço e a coceira do local.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

Mas não há motivos para extrapolar; em apenas 20 minutos, a babosa já é capaz de nutrir e hidratar bem a sua pele e você não precisa pecar pelo excesso.

Quem não deve usar babosa
Além disso, não deve ser usada por pessoas que t~em alergia a essa planta medicinal, sendo por isso importante fazer o teste de alergia antes do seu uso. Além disso, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação devem evitar seu uso.

A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.

Babosa é usado como anti-inflamatório e cicatrizante, Combate as rugas e funciona como hidratante natural.