Pode usar atrazina na mandioca?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Os herbicidas nicosulfuron, atrazine, diuron+hexazinone, ametryn isoladoe com trifloxysulfuron-sodium também provocaram elevada intoxicação às plantas de mandioca.

A maioria é de herbicidas. “O curioso é que o herbicida mais famoso e mais vendido do Brasil (glifosato) não está autorizado para a mandioca”, explica.

Atrazine. É o herbicida mais utilizado para a cultura do milho atualmente! Pode ser aplicado na pré-emergência da cultura, imediatamente antes da semeadura, simultaneamente ou logo após a semeadura. Em aplicações em pós-emergência da cultura e plantas daninhas, deve-se acrescentar óleo vegetal.

ATRAZINA SD 500 SC é recomendado para o controle de plantas infestantes nas culturas de cana-de-açúcar e milho, conforme as indicações abaixo. Única aplicação em pré ou pós-emergência.

Select – 5L
Select 240 EC é um herbicida graminicida pós emergente e sistêmico, altamente seletivo para as culturas de soja, feijão, algodão, tomate, batata, cebola, alho, cenoura, café, fumo, mandioca e melancia.

Os pesquisadores recomendam escolher partes mais grossas da maniva, com 2 cm de diâmetro e fazer cortes retos em pedaços de 15 cm a 20 cm de comprimento. "O corte reto enraíza mais", explicou Inocêncio. "Basta um pedaço bem selecionado por rama, de maniva com vigor", reforça o pesquisador.

APLICAÇÃO DO ADUBO – Para o processo de calagem, é necessário, portanto, utilizar calcário dolomítico, vale ressaltar que ele já fornece cálcio e magnésio.

- As plantas devem ser produtivas, ou seja, com grande número de raízes, pois a produtividade da mandioca depende do número de raízes, esta é uma característica genética das variedades; - As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta.

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

Para a mandioca, existe apenas uma mistura comercial registrada, entretanto, com base nas indicações dos rótulos e bulas dos herbicidas registrados e com a orientação um engenheiro agrônomo pode-se utilizar misturas em tanques (Instrução Normativa nº 40, de 11/10/2018 do MAPA).

Tempo de espera
Na verdade, eles evaporam completamente em alguns dias e você só tem que remover a planta, que ainda pode carregar algum resquício químico, e esperar cerca de uma semana antes de plantar plantas perenes.

1 Dias após a aplicação dos tratamentos.

Adicionar adjuvante na proporção de 0,5% v/v, que equivale a 500 mL por 100 litros de água, ou seja, 1 litro por hectare, conforme recomendação, o adjuvante deve ser adicionado por último a calda. Acionar e manter o agitador em funcionamento e adicionar o produto, completando por fim o volume do tanque com água.

ULTIMATO SC, é um herbicida de ação seletiva para ser usado em pré e pós-emergência, no controle de plantas daninhas que infestam as culturas de milho, cana-de-açúcar e sorgo.

De 200 a 400 L/ha quando aplicado em pré-emergência.

Obs.: cada litro contém 500 g de Atrazina; no controle de capim-marmelada aplicar sempre a 5 litros/ha, adicionado de óleo mineral ou óleo vegetal nas doses recomendadas pelo fabricante; utilizar adjuvante a calda herbicida em pós-emergência, adjuvante do tipo Alquil Fenol Poliglicoleter na proporção de 0,2% m/v.

Em aplicação aérea utilizar dose de 0,40-0,45 L/ha.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Verdict R é um herbicida seletivo recomendado para o controle pós-emergente de plantas daninhas de folhas estreitas em dessecação pré-semeadura e em pós-emergência das culturas da Soja, Algodão e Feijão.