Pode usar aliança de namoro na mão esquerda?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Antes de falar em noivado ou casamento, começamos com o primeiro dos pedidos – o namoro. No caso do anel de compromisso, a regra é uma só: a aliança é sempre usada no dedo anelar da mão direita.

A do casamento era usado no dedo anelar da mão esquerda porque se acreditava que a mão estava ligada ao coração pela veia do amor, que passava por este dedo. Enquanto isso, a aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita, por não ser o casamento, a união sacramentada.

No Brasil, o mais comum para uma aliança de namoro, é o anel de prata ou aço, na cor prateada. Entretanto, essa não é uma regra específica, pois os casais podem ser criativos e seguirem outros modelos que chamem mais a atenção. Alguns casais decidem até mesmo escolher anéis de namoro correspondentes.

A aliança de namoro é um símbolo de compromisso utilizado após o casal estar em um relacionamento mais sólido. É uma escolha pessoal do casal quando e como deseja utilizar o anel. Inclusive, esse gesto pode ser feito em datas especiais, como o aniversário de namoro ou Dia dos Namorados.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Médio. O dedo médio tem relação com Saturno e usar anéis nele representa sabedoria e equilíbrio. Portanto, ele representa pessoas que buscam segurança no mundo e que são materialistas.

O que significa o anel na mão direita? Na mão direita, um anel pode simbolizar noivado ou namoro, dependendo da cor da joia usada. Se for ouro, a probabilidade é que a pessoa que o usa esteja noiva, mas se for prata, a pessoa pode estar em um relacionamento romântico com alguém, como em um namoro.

Embora alianças de namoro não tenham o mesmo significado das alianças de casamento, eles não devem ser tratados com menos importância. Portanto, é desnecessário dizer que você só deve dar ou usar uma aliança de namoro quando estiver pronto para o compromisso.

Por que tirar a aliança do dedo? Tirar a aliança do dedo pode até parecer que você não queira mostrar o seu compromisso, mas não é verdade! No fundo, você está protegendo o símbolo da união para não estragar, não machucar ou até perder. Será necessário, em alguns momentos, tirar a joia da mão para não correr riscos.

O anel solitário é um acessório. Este é usado no dedo anelar da mão esquerda. Ou seja, no mesmo dedo que o da aliança de namoro. Este acessório geralmente é mais fino que a aliança e acompanhado de uma pedra, é um acessório que quando colocado com a aliança busca chamar atenção.

E a grande verdade é que a diferença é somente de nomenclatura, ou seja, ambos são a mesma coisa. O nome da joia “anel de compromisso” surgiu do sentido literal do seu significado, pois representa o afeto e todo sentimentalismo existente entre o casal.

As alianças de namoro simbolizam amor recente e a utilização do metal prata é o mais comum, por ser também um metal muito nobre, porém mais acessível do que o ouro, afinal ela é encontrada com muito mais abundância no mundo e por isso tem um preço mais atraente.

Pode usar aliança de ouro no namoro? Não pode usar aliança de ouro, a aliança de namoro é da cor prateada e costuma ser de prata 925 ou aço, alguns modelos de aliança podem ter detalhes dourados em ouro, porém o que predomina deve ser o tom prateado.

Em períodos mais remotos, a renovação ocorria a partir dos 25 ou 50 anos de relacionamento. Ocorre que os costumes sempre vão mudando e, nos dias atuais, a reafirmação dos votos já pode ocorrer a partir do 5º ano de relacionamento. Mas é importante frisarmos que não existe regra para isso.

Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças. Alguns casais, desde o início já querem selar o compromisso e a fidelidade, já outros esperam alguns meses ou anos para se certificar sobre seus sentimentos um pelo outro.