Pode usar álcool 70 na cesárea?

Perguntado por: rchaves8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Pode passar álcool 70 na cesárea? “Sim, após a limpeza no banho com água e sabão, se utiliza gaze e álcool 70 para finalizar a higienização.”

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

Para cicatrizes de cesárea inflamada normalmente são receitados:

  • Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida, diclofenaco ou ibuprofeno.
  • Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador.
  • Antibióticos: cefalexina (apropriado para amamentação).

O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.

Os pontos cirúrgicos nada mais são do que um modo de unir a pele e fechar os músculos. Por isso, eles não devem ser removidos antes da hora e muito menos se deve ficar cutucando o local, pois há uma grande chance de eles ficaram inflamados ou mesmo infeccionados. A pele funciona como uma barreira contra micróbios.

E normal sair pouco de líquido com cor fraquinha de sangue de um ponto aberto pouco ? Thais é sim, principalmente se fez algum esforço ou não está tendo o repouso recomendando .

Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Levantar da cama: Não levante com a barriga para cima. Você deve virar-se de lado e utilizando os braços, levando as pernas para fora da cama. Amamentar o bebê: A cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, colocar um travesseiro nas costas e outro sob o braço que irá apoiar o bebê.

Depois de retirar a placenta há uma queda dos hormônios na mulher, ocorrendo a redução da libido, bem como da lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

Manter a higiene local é a regra número um para quem passou por uma cirurgia. No caso da cesárea, lavar a cicatriz com água e sabão neutro já é suficiente. Vale lembrar que deixar a área arejada também pode ajudar.

O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea

  • Feijão.
  • Outras sementes oleaginosas.
  • Cebola.
  • Repolho.
  • Chocolate.
  • Café
  • Leite de vaca.
  • Refrigerante.

“Para reduzir essa dor dos pontos, basta tomar os remédios antiinflamatórios e analgésicos receitados pelo obstetra”, orienta. Outra dica é: não colocar gelo ou bolsa de água quente em cima da cicatriz.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.

Álcool 70% antisseptico (Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.)

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Desvantagens do álcool 70% em Gel
A dificuldade de espalhar o produto completamente nas mãos e a dificuldade em encontrar suportes adequados para sua disposição nas áreas pertinentes. Dificuldade do uso de álcool gel para limpeza de superfícies grandes e diluição na água.

Os pontos não garantem 100% que bactérias não atingirão o local ferido. Mesmo com eles, microrganismos podem entrar na região caso não esteja limpa e bem cuidada. Até mesmo durante a cirurgia, se os instrumentos médicos não estiverem devidamente higienizados, pode ocorrer a infecção ou a inflamação da lesão.