Pode usar água da torneira no aquário?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Por isso, nunca use água diretamente da torneira! Em vez disso, utilize antes anticloro, corretores de pH e ajuste a temperatura da água para deixá-la igual à do aquário.

A água da torneira geralmente é boa, mas não pode ser utilizada diretamente no aquário, pois contém uma grande concentração de cloro e outros metais pesados prejudiciais aos peixes, podendo causar sua morte. Por isso toda água a ser utilizada no aquário deve ser tratada previamente com um condicionador (anti-cloro).

A água da torneira pode conter cloro e outros produtos químicos que podem ser prejudiciais para o peixe. É recomendado que a água seja tratada com um condicionador próprio para aquários antes de ser adicionada ao aquário do betta.

Para retirar totalmente o cloro da água, adicione 6 mg de tiossulfato de sódio para cada litro de água no tanque. Porém, esse método pode se mostrar onerosos quando se trabalha com grandes volumes de reposição diária de água clorada.

Sim, seu filtro precisa ser limpo rotineiramente e sim, incentivamos você a usar água da torneira para encher seus aquários (tem dica sobre isso mais pra baixo do texto), mas nunca para a limpeza do filtro! Seja para a substituição dos cartuchos, mídias, etc. Nossa dica é: UTILIZE ÁGUA DO AQUÁRIO!

Animais frágeis, as águas-vivas se liquefazem literalmente se colocadas em aquários não apropriados. Elas não possuem ossos e 95% de seus corpos são compostos por água. Ainda, em um tanque comum, elas são sugadas pelos filtros e despedaçadas.

Água deionizada: Esta seria a melhor água para nossos aquários, é a única maneira de garantir uma água realmente pura, livre de qualquer substância maléfica . A água deionizada é o obtida através de um aparelho chamado deionizador, que tem seu custo de compra e manutenção um pouco alto, que limita seu uso para maioria.

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

O ácido ascórbico é barato e pode ser encontrado na maioria das lojas de animais. Ele é capaz de remover tanto o cloro como a cloramina. Além disso, essa substância não deverá afetar qualquer sabor, se você optar por ele ao preparar água potável.

três dias

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

Pode-se utilizar água com cloro no aquário? Sim. Porém ele deve ser eliminado com produtos específicos antes da água ser introduzida no aquário. Entenda os prejuízos que o cloro causa aos peixes e como eliminá-lo de maneira correta e segura.

Você pode ferver água até ela evaporar para transformá-la em água destilada. Depois, deixe o vapor se condensar em líquido. Você terá água pura, livre de minerais ou bactérias. Pode-se beber água destilada.

Parâmetros ideais da água
Ou seja, a faixa ideal está entre 6,8 a 7,2. Contudo, o pH ideal para seu betta é 7,0.

Se não for aberta em algum lugar, a oxigenação do aquário fica totalmente prejudicada. A desvantagem que pode atenuar o calor do seu aquário devido o ambiente e a iluminação, é importante manter uma tampa sempre com circulação de ar.

O cloro pode ser removido da água usando aeração forte ou carvão ativado. O envelhecimento da água também funcionará para remover o cloro, pois a dissipação natural pode ocorrer após 24 a 48 horas. O tiossulfato de sódio neutraliza facilmente o cloro, mas geralmente é mais difícil se livrar da cloramina.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Como é feito o teste: em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar um medidor de pH e cloro. Com ele, basta colocar um pouco da água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar. O resultado é mostrado por meio da colorimetria. Caso seja necessário corrigir, utilize um corretivo.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.