Pode usar absorvente interno com 12 anos?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

É um mito dizer que tem idade mínima para usar absorvente interno. Muitas meninas se perguntam com quantos anos podem usar esse absorvente, mas a verdade é que não há idade mínima. Se você estiver confortável com a ideia, é possível usar desde a primeira menstruação.

PRINCIPAIS TIPOS DE ABSORVENTES INTERNOS:
Em relação à capacidade de absorção, estas são as nomenclaturas do menor para o maior: mini, médio, super. Para escolher o absorvente apropriado, você deve levar em consideração a quantidade de fluxo menstrual que seu corpo normalmente produz e o período da menstruação.

Se quiser, você pode usar absorventes internos desde o início da sua primeira menstruação.

A uretra que é por onde sai o xixi, o ânus e, entre eles está a abertura vaginal. É nela que deve ser inserido o absorvente interno. É normal sentir nervoso pela primeira vez que se usa um absorvente interno, mas com o tempo e a prática se torna extremamente fácil.

O absorvente interno pode ser uma boa opção para as mulheres que querem aproveitar a praia ou a piscina mesmo durante os incômodos dias da menstruação. - Com esse tipo de absorvente, a mulher pode frequentar ambientes como praia e piscina durante o período menstrual.

Absorvente interno pode vazar? Se ele estiver inserido no lugar certo e da forma correta, pode ficar tranquila, não vai vazar. A menos que você seu fluxo seja mais intenso do que o tamanho do absorvente interno adequado para você.

A esponja menstrual, como o próprio nome sugere, é uma espécie de material mais maleável que absorve o fluxo menstrual. Conforme a utilização ao longo do dia, ela se molda ao canal vaginal da mulher para evitar qualquer vazamento. A esponja também é intravaginal e possui uma pequena alça para ajudar na retirada.

Como sei se estou com um absorvente interno perdido? Um corrimento pode lhe dar uma dica: se ele está um amarelo espesso ou marrom – sim, mesmo quando estiver menstruada – isso pode significar que você deixou um absorvente lá.

Para usar absorvente interno de forma segura e evitar desenvolver infecções vaginais é fundamental estar com as mãos limpas sempre que introduzir ou retirá-lo e ter o cuidado de trocá-lo a cada 4 horas, mesmo que seu fluxo menstrual seja pequeno.

O absorvente interno não deve ser usado por mais de oito horas seguidas, devido ao risco de choque tóxico ocasionado pela bactéria Staphylococcus aureus, alertaram pesquisadores e médicos nesta terça-feira (23). "Troque o absorvente interno a cada quatro ou oito horas e evite usá-lo durante a noite.

Use proteção interna: A única contra-indicação na hora de entrar na piscina menstruada é se você não estiver usando proteção interna². Esse cuidado é indispensável principalmente se você tem um fluxo menstrual muito intenso. A dica, portanto, é optar pelo absorvente interno ou coletor menstrual para entrar na piscina!

Como primeira dica para quem pretende usar OB pela primeira vez - ou se você costuma ter dificuldades para colocá-lo - indicamos a compra dos tamanho mini, slim ou P.

O absorvente interno pode se deslocar para a entrada da vagina, saindo sozinho. Isso geralmente acontece quando está saturado, e é preciso trocá-lo. Também pode acontecer quando o canal vaginal está dilatado por conta do parto. Troque o absorvente preferencialmente de 4 em 4 horas.

Quando vão realizar algum esforço físico ou estão com roupas de ginástica, muitas mulheres se sentem mais confortáveis e com maior liberdade para se movimentar ao utilizar o absorvente interno. Colocado corretamente, ele não gera desconforto e não há problemas em utilizá-lo ao praticar atividades físicas.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.

Quando usado de forma correta, o absorvente interno é seguro e não faz mal à saúde, sendo uma forma higiênica de controlar a menstruação. Além disso, ele não machuca a pele, permite usar roupas à vontade sem se sujar e ainda diminui o odor desagradável da menstruação.

Em relação aos tipos de absorventes, o ginecologista José Bento explicou que o interno é muito mais higiênico porque não tem contato com a região genital e não fricciona a vagina, além de oferecer muito mais conforto e mobilidade à mulher.

Os absorventes externos e com abas são boas escolhas para a primeira menstruação, pois são super fáceis de usar. As abas prendem o absorvente na calcinha pra você se sentir segura. Lembre-se de encaixá-lo bem no centro, pra evitar vazar na frente ou atrás.