Pode usar a palavra que na redação?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.

3- Caso precise justificar uma ocorrência: 'porque', 'já que', 'visto que', 'graças a', 'em virtude de'.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Trocar, colocando algo em lugar de outro:

  • trocar, mudar, cambiar, permutar, recolocar, repor, converter, comutar, mutuar, reciprocar, escambar. ...
  • suceder, sobrevir, representar. ...
  • suprir, compensar, remediar, preencher, prover, corrigir, atenuar, anular, neutralizar.

Quando usar o quê? Quê, com acento circunflexo, atua também como um pronome interrogativo, sendo utilizado, contudo, apenas no final das frases, seguido do ponto de interrogação: Isso significa o quê? Aconteceu o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

A escolha certa de palavras e expressões pode enriquecer o seu texto e melhorar a sua nota.
...
Entre as principais palavras de transição que você pode usar, podemos citar:

  1. De acordo com;
  2. Por outro lado;
  3. Em síntese;
  4. Antes de mais nada;
  5. Sob o mesmo ponto de vista;
  6. Ademais;

Dessa forma, ... Em vista dos argumentos apresentados, ... Dado o exposto, ... Tendo em vista os aspectos observados, ...

5 linhas

Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

O procedimento correto quando você erra uma palavra no seu texto é fazer um traço na palavra errada e em seguida escrever a certa dando continuidade ao texto. Caso perceba um erro depois de terminar a versão final, basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.

1 uma vez que, dado que, já que, como, em virtude de, em razão de, devido a, graças a, por causa de, em função de, sendo que. Exemplo: Visto que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje. Expressa causalidade: 2 porque, pois, posto que, pois que, na medida em que, porquanto.

Significado de Visto que
locução conjuntiva Indica a razão, o motivo; o modo pelo qual; da forma que; uma vez que; como: visto que ele terminou a faculdade, não precisa mais ir às aulas. Contanto que; se por acaso: visto que o padre apareça, o casamento se iniciará.

Assim, acaba indo mal na produção textual. Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final. Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar!

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

500 pontos

500 pontos na redação.
Todos os que marcarem essa opção no momento da inscrição do Enem e atingirem a pontuação mínima receberão seu certificado.