Pode usar a palavra infelizmente na redação?

Perguntado por: smendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras como "infelizmente", "lamentavelmente", "indubitavelmente" são muito pessoais (o que é lamentável para um, pode não ser para o outro) e pouco adequadas ao gênero. 13.

O que não se deve usar em uma redação? Para a professora Sinara Marques, a utilização de termos rebuscados é um “grande equívoco”. Segundo a profissional, um exemplo do que não se deve fazer é empregar o termo “hodiernamente” quando se quer dizer “na atualidade”.

a) Use os pronomes do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) apenas para dar ênfase ao sujeito, para opor pessoas diferentes ou para distinguir os pronomes que tenham a mesma forma na 1.

Infelizmente é um advérbio de modo que é usado para descrever uma situação de ocorre de modo infeliz, ou triste. Desafortunadamente e tristemente são sinônimos de infelizmente, uma palavra que serve para indicar um evento, situação ou circunstância que é lamentável ou desagradável.

A escrita correta da palavra é infelizmente, com “Z”. A grafia infelismente, com “S”, não existe na língua portuguesa e, por isso, não deve ser utilizada. Neste artigo, vamos fazer uma análise da palavra. Confira!

Infelizmente é sinônimo de lamentavelmente, desgraçadamente, miseravelmente e tristemente.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

E quais são: marcar alguma identificação pessoal na prova, rasurar (riscar/borrar) palavras, escrever de forma ilegível, colocar título onde não é solicitado, escrever em primeira pessoa e muitos outros.

Menos de 7 linhas
Outra condição que leva à anulação da redação é entregar um texto com menos de sete linhas. Segundo o Inep, a redação do Enem deve ter no mínimo 7 linhas de extensão para ser avaliado pela banca de professores.

A regra é bem rígida: você pode errar no máximo três vezes. Mas antes é bom saber que existem vários tipos de desvios que entram na conta. Estudantes já estão cansados de saber que uma das melhores maneiras de treinar redação é lendo textos que alcançaram notas máximas em edições anteriores dos vestibulares.

O professor Fred Fonseca, de português e inglês, destaca como os elementos presentes nas fanfics podem ajudar no vestibular. Segundo o docente, as fanfics se encaixam nas 4 habilidades para língua estrangeira presentes na matriz curricular do Enem, o que possibilita aos estudantes vários benefícios.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Pode usar gerúndio na redação do Enem, sim!
Só que na verdade o vilão de toda essa história não é o gerúndio, mas sim o gerundismo, que é um vício de linguagem. O gerundismo consiste no uso exagerado e repetitivo do gerúndio. É quando ele ocorre que o estudante pode perder pontos na redação.

Tabu. Pode ser substantivo: o tabu do sexo, sociedade cheia de tabus. E adjetivo, com plural regular: assunto tabu, palavras tabus. Tábua, tabuada.