Pode usar a Declaração Universal dos Direitos Humanos na redação?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Então, você pode usar os direitos humanos/constitucionais para criar argumentos consistentes ou uma medida de intervenção: as escolas devem conversar sobre gênero e sexualidade, o transporte deve ser público e gratuito, o uso de drogas deve ser regulamentado, o trabalho escravo deve ser erradicado.

ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em : <http:/www.onu-brasil.org.br/documentos direitos humanos.

Plataforma da ONU
O site da Organização Mundial de Saúde (ONU) é outra fonte importante de dados para a redação do Enem. Ele traz, inclusive, informações sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil.

E se houver desrespeito aos direitos humanos no texto? As redações que apresentem propostas de intervenção que desrespeitem os direitos humanos serão penalizadas na competência 5. Isso pode significar a perda de até 200 pontos que podem ser concedidos por competência.

Martin Luther King
“Imaginemos que o Enem proponha o tema 'A persistência do racismo na sociedade brasileira'. O candidato poderia introduzir a redação mais ou menos da seguinte forma: 'O ativista Martin Luther King dizia sonhar com o dia em que seus filhos fossem julgados por sua personalidade e não pela cor da pele.

Não seguir o formato de dissertação
A redação do Enem deve seguir o formato dissertativo-argumentativo. Ou seja, tem que conter introdução, argumentos que defendam determinado ponto de vista (dados estatísticos, por exemplo) e conclusão.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história mundial que estabeleceu, pela primeira vez, normas comuns de proteção aos direitos da pessoa humana, a serem seguidas por todos os povos e todas as nações.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento amplo, composto por um preâmbulo e 30 artigos, nos quais são apontados direitos e liberdades em relação aos Direitos Humanos da população mundial, considerando a diversidade de povos do planeta.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento criado para estabelecer medidas que garantam direitos básicos para uma vida digna. O objetivo da Declaração é que os direitos humanos sejam assegurados a todos os cidadãos do mundo.

São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º da CF), direitos sociais (do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13 da CF) e direitos políticos (artigos 14 ao 17 da CF).

Cometer erros gramaticais, ortográficos, de acentuação e de pontuação comprometem a nota da redação, pois fazem grande diferença na compreensão do texto. A falta de uma vírgula, por exemplo, pode alterar o sentido de uma ideia. Esteja atento!

Ainda sobre o uso de siglas na redação, recomendamos que ela seja escrita por extenso (cada palavra sendo escrita em letra maiúscula) na primeira vez que for utilizada no texto. Nesse primeiro momento, você pode acrescentar a sigla dentro de parênteses. E depois, no desenvolvimento do texto, apenas apresentar a sigla.

Então, a opinião política e críticas ao governo na redação do ENEM são bem-vindas desde que coerentes. Contudo, dizer que a corrupção é um problema governamental é uma generalização e pode abaixar a nota do candidato. Em suma, todo o tom da redação deve ser respeitoso e objetivo.

Todos os Direitos Humanos são históricos, universais, indivisíveis, interdependentes e inalienáveis.

A competência 5 da redação Enem é responsável por avaliar a proposta de intervenção do texto, a qual deve apresentar uma medida efetiva para a resolução do problema. Sendo assim, é importante elaborar uma proposta de intervenção colocando os elementos obrigatórios para obter uma boa nota.

Atualizado em 21/11/2022
Se você for mal no Enem ou perdeu a prova, não é preciso esperar mais um ano para começar a faculdade.