Pode usar a água de molho do feijão?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Apesar do descarte da água do remolho também provocar a perda de parte dos minerais, os estudiosos avaliam que os minerais restantes apresentam maior biodisponibilidade. Ou seja, apesar da menor quantidade, serão mais facilmente absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Além disso, a água também ajuda a eliminar as substâncias presentes no feijão que podem causar gases e indigestão. Por isso, deixe de molho por 6 a 12 horas no máximo, trocando de água uma vez durante esse período.

Os grãos possuem uma substância que possivelmente você já ouviu falar: o "fitato", conhecido também como "antinutriente". Resumindo, ele basicamente atrapalha a digestão e absorção de nutrientes.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento. O nome técnico do processo é remolho. O motivo citado pelos mais antigos era acelerar o cozimento. Alguns já notavam também o efeito na redução de gases intestinais e estomacais.

É bom também por que trocar a água do molho. Isso porque as substâncias que dão gases saem do grão e vão para a água. Quando a água atinge a mesma concentração dessas substâncias que o feijão, o processo pausa. A troca por água dá início ao processo e garante menor concentração dessas substâncias nos grãos.

Tem que lavar o feijão em água corrente e escorrer. Depois é só cobrir com água (sempre o dobro do feijão) e deixar de molho por 12 horas. Nesse período, tem que trocar a água uma vez.

Como deixar o feijão de molho por 1 hora
Ao fazer isso, você elimina os fitatos (fator antinutricional), facilita a digestão do alimento, a absorção dos nutrientes presentes nele pelo seu corpo, o cozimento, além de dar aquela economizada no gás.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Outra dica é acrescentar no cozimento erva-doce ou cominho. Se preferir você pode fazer uso na forma de chá. Eles auxiliam na digestão e atenuam o efeito indesejável dos gases. Uma outra possibilidade é evitar comer a casca do feijão, servindo-se apenas com o caldinho.

Por isso, quando você deixar o feijão de molho e ver a água com um tom levemente arroxeado, não precisa se preocupar porque é muito normal, é a antocianina agindo.

Por que deixamos o feijão de molho? O costume de deixar o feijão de molho é antigo, e há quem acredite que o motivo seja apenas para acelerar o preparo. De fato, hidratar os grãos o torna mais macio e, consequentemente, o cozimento mais rápido, auxiliando, inclusive, na economia de gás em tempos de crise.

Tanto o limão quanto outras fontes de vitamina C – como a laranja, as frutas vermelhas, o kiwi e o abacaxi – funcionam como facilitadores desse processo e podem ser adicionados aos alimentos fontes de ferro para auxiliar na absorção do mineral.

Preste atenção ao cheiro, cor e textura do feijão
No caso do feijão preto, por exemplo, um dos indicadores é a cor acinzentada do caldo. Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza.

Se estiver sem espaço na cozinha, deixe o feijão de molho na geladeira. A água fria é conveniente quando você pode deixar os grãos por bastante tempo, e cozinhá-lo no fim do dia. Antes de sair, coloque o feijão na água.

Eliminação de antinutrientes: Os feijões contêm antinutrientes como fitatos e taninos, que podem interferir na absorção de minerais essenciais, como ferro e cálcio. Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a quantidade desses antinutrientes, tornando os minerais mais biodisponíveis para o corpo.

vinagre. fácil e evita gases. E fica cor clara o feijão. de molho depois lavar bem e fica até mais claro a cor.

24 horas

Os grãos devem ficar de oito a 12 horas na água. Não há necessidade de deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Depois desse tempo é só descartar a água, enxaguar o alimento e colocar na panela.

Arroz e feijão – A recomendação é lavar bem em água corrente e não usar o bicarbonato de sódio, já que ele vai interferir no cozimento. “A quantidade de agrotóxicos no arroz e feijão não é tão grande e parte deles serão perdidos na água”, explica o médico.