Pode usar 7 linhas na introdução?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

um parágrafo

Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas.

Não, sua introdução deve ter no mínimo 5 linhas!

Outra pergunta comum é: “quantas linhas deve ter uma introdução ABNT?”. Precisamos ser claros com você: essa resposta, de forma exata, não existe. Primeiro porque a ABNT não tem nenhuma recomendação sobre tamanho de introdução.

Tente escrever em torno de 10 parágrafos
Ainda, lembre-se de ser breve e direto. Certamente o tamanho da introdução vai depender do tamanho do seu TCC, mas o ideal é que 10 parágrafos, ou de 1 a 3 páginas, sejam suficientes para uma introdução direta e objetiva.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  • O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  • Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  • Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  • O objetivo é convencer o leitor.

Primeiramente, você deve lembrar que o parágrafo de conclusão sempre deve iniciar com um conectivo. Você pode usar “portanto” ou “dessa forma”, por exemplo.

Sim, isso pode acontecer: uma introdução pode ter dois parágrafos. Não existe qualquer perda de pontos por isso numa prova.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia. A boa introdução vai motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

A introdução é a primeira parte do texto do seu trabalho. De forma resumida, serve para apresentar um panorama geral da pesquisa. Então, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar realização da sua pesquisa.

Elaboramos uma lista com as melhores práticas para escrever boas introduções em trabalhos acadêmicos, confira!

  1. Organize-se para escrever a introdução. ...
  2. Seja sucinto na introdução. ...
  3. Cite suas referências e antecedentes. ...
  4. Mostre a relevância do seu trabalho. ...
  5. Faça um teste de compreensão.

É para apresentar o tema e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, certo? Não se esqueça nem por um minuto do seu tema. Deixe bem claro a questão que será investigada mesmo sem se aprofundar no assunto. É importante fazer a delimitação do tema para evitar que a introdução de TCC fique muito abrangente.

Consequências. Geralmente, as palavras que ultrapassam o limite da linha ficam espremidinhas ali para caber, o que pode torná-las ilegíveis. Assim, você terá pontos descontados por quebra da estrutura e incoerência.