Pode usar 3 pessoa do plural em dissertação?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.

O texto dissertativo-argumentativo possui a opinião do autor sobre determinado tema. No entanto, essa opinião não deve estar expressa em primeira pessoa do singular (Eu) e sim na primeira ou terceira pessoa do plural (Nós, Eles).

O texto deve ser escrito apenas em terceira pessoa. Por exemplo: ao invés de escrever “devemos combater a corrupção no país”, escreva “ A população deve ser a principal responsável em combater a corrupção no país” ou “Deve-se combater a corrupção no país”.

3. ª pessoa do plural: eles - Indica que existe mais do que uma pessoa assunto.

3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Quanto ao ponto de vista do autor na dissertação argumentativa, ele pode ser manifestado em primeira pessoa do singular ou plural. É possível também utilizar os verbos na terceira para defender conceitos conhecidos ou universais, já expressos anteriormente por outros.

No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto…”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante.

Dele. O (pronome oblíquo) Seu/sua/seus/suas (forma da terceira pessoa)

Não! Existe a primeira pessoal do plural e a do singular. Porém, não use “eu acho” ou “eu quero”, por exemplo.

7 – Utilizar pronomes “eu” e “você” também está proibido
Por ser uma redação dissertativa-argumentativa, não cabe o uso desses pronomes, já que eles tornam o tom do texto muito pessoal.

Levando em conta o gênero textual dissertação, devemos relembrar que nele predominam verbos no modo indicativo, sobretudo os do presente, embora nos argumentos variam entre os do pretérito (passado), presente e futuro. No texto dissertativo, por seu caráter denotativo, predomina o uso da terceira pessoa.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

– Impessoalidade: elaboração do texto utilizando-se de preferência a terceira pessoa no singular e verbo na voz ativa (sabe-se, entende-se, recomenda-se).

Na primeira pessoa do plural os narradores contam a história utilizando o "nós". Isto é, nenhum indivíduo é identificado, o narrador é um membro de um grupo que atua como uma unidade.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Convém lembrar que, nos textos dissertativos, muito embora registrem a opinião do dissertador, a expressão “na minha opinião” é altamente condenável, por ser considerada uma intromissão grosseira da primeira pessoa.

Partindo dessa ideia, cabe afirmar que em um texto dissertativo, você opta pelo uso da terceira pessoa do singular ou pela primeira do plural.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

A redação Enem deve ser escrita em 1ª ou 3ª pessoa? A redação Enem deve ser escrita em linguagem impessoal, ou seja, o ideal é que você escreva em 3º pessoa.

Na redação, o uso dos pronomes relativos e a regência são itens avaliados na correção. É imprescindível usar a preposição com pronomes relativos quando ela for exigida pela sintaxe da frase. Não se esqueça de que você deve usar o padrão culto da língua no seu texto.