Pode usar 2 coringas no Pife?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Descrição. O jogo Pife é jogado com dois a oito participantes, que jogam de forma individual. Baralhos - dois tradicionais de 52 cartas, sendo que as cartas dos curingas (Jokers) não são utilizados.

O objetivo principal é formar jogos com as cartas que você receber ou comprar e descartá-las na mesa antes de todo mundo. As combinações podem ser feitas com três ou mais cartas, em trincas ou sequências. Ao comprar, o jogador deve sempre descartar uma carta no lixo.

Número de jogadores e de cartas no Pif-Paf
Utiliza-se dois baralhos de 52 cartas, sem coringas.

- Curinga: carta que pode substituir qualquer outra em uma sequência ou trinca. Só pode usar um por jogo.

- 1 carta sem número chamada o Louco, o Bobo ou Joker, que é conhecido nos baralhos de tarot como a Desculpa, porque o jogador pode utilizá-la como “desculpa” para não assistir ao naipe principal da vaza, mas às vezes funciona como trunfo mais forte.

Artigo 11º - A carta 2 (curinga), caso seja descartada no lixo de cartas poderá ser utilizada como curinga naturalmente, desde que, o adversário baixe pelo menos 2(duas) cartas, formando uma nova canastra. O curinga não pode ser encaixado em cartas já baixadas na mesa.

Baralho francês de 52 cartas
Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor.

Jogo de cartas do qual podem participar de cinco a nove pessoas, com dois baralhos de 52 cartas. Cada jogador recebe nove cartas, com as quais forma trincas e sequências, que não podem ser baixadas, a menos que seja para bater.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

A inspiração vem de família: o pai, mestre Alfredo Marques dos Santos, criou em 1928 a banda de pífano Terno de Zabumba. Mas foi na famosa Feira de Caruaru onde João trabalhou na popularização das bandas de pífanos.

Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma sequência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas. Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate os demais perdem um ponto.

Pif-Paf Vil é um jogo de cartas para dois jogadores, usando-se dois baralhos completos com 104 cartas no total. Um dos jogadores é virtual, chamado “Mestre Vil” (daqui em diante “Mestre”). O outro jogador é humano (daqui em diante “Você”).

Para jogar, é simples.
Para jogar, basta reunir entre 3 e 12 jogadores, mas o número ideal é com 8 participantes. Além disso, é necessário 1 ou 2 baralhos sem os coringas, depende do número de jogadores. O objetivo é um só: somar 21 pontos com as cartas, ou chegar o mais próximo possível deste número.

9º - Para utilizar dois coringas em uma canastra é necessário que um deles seja do mesmo naipe e ocupe o lugar do “2”. Art. 13º - Após a batida, o fiscal de mesa (se as duplas solicitarem) processará a contagem dos pontos.

Cada jogo baixado na mesa aceita apenas um curinga, mas, poderá ser colocado no mesmo jogo um curinga do mesmo naipe, valendo como a posição 2 (dois) e, somente neste caso, aceita colocar mais um curinga ou curingão neste jogo.

Coringa. Esta carta permite ao jogador jogar em qualquer cor ou número – até mesmo outro curinga.

"Ortografia é um hábito, uma combinação. Ficou definido que curinga seria com "u". Mas, de acordo com o Houaiss, coringa passou a ser usado como variante de curinga em 1951. Quem escreveu a primeira propaganda do Joker escreveu com "o".

Multiplicando as possibilidades de cada uma das 52 posições (52 x 51 x 50 x 49 x 48…), ou 52 fatorial, o resultado dá cerca de 8,065817517094 x 1067 combinações.

Tranca pode ser Jogado com 2 ou 4 pessoas. No jogo com duas pessoas você joga contra quem estiver sentado a sua frente. No jogo com quatro pessoas são formadas duas duplas, seu parceiro senta-se à sua frente e os adversários, um à esquerda e outro à direita.