Pode treinar tríceps e ombro?

Perguntado por: udrumond4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Entenda. Dividir o seu treino com estes grupos musculares é uma das formas mais eficientes e inteligentes de treinar para ganhar massa muscular. Peitoral, tríceps e ombros (deltoides, na verdade), são grupos musculares que trabalham juntos em vários exercícios compostos.

Considerando esses fatores, o treinador faz a divisão respeitando o tempo de descanso e alternando os músculos superiores e inferiores. Sendo assim, em um mesmo dia, o atleta deve treinar os bíceps, ombros e costas.

Basta seguir estas regras básicas: Músculos grandes deverão ser treinados antes de músculos pequenos. Exemplos: peito antes de ombro e tríceps, costas antes de bíceps e antebraços, ombros antes de braços, etc… Exercícios compostos deverão ser feitos antes de isoladores.

Outra opção de exercício para treinar o ombro é a remada alta, porque trabalha os bíceps e os músculos do Manguito Rotador. Para realizar este exercício, você deve ficar de pé e segurar um halter em cada mão. Você também pode utilizar um kettlebell e segurá-lo com as duas mãos, se preferir.

Para um nível iniciante na musculação, pode-se juntar o treino de costas com o dos ombros sem que haja o perigo de se chegar ao famoso overtraining.

Se você puder dividir seu treino em quatro dias, essa é a sugestão:

  • Peito e costas e Abdominais.
  • Quadríceps, Isquiotibiais e Glúteos.
  • Bíceps, Tríceps e Ombros.

O ideal é montar um treino com uma programação como peitoral na segunda-feira, costas na terça, ombros na quarta, pernas na quinta e bíceps e tríceps na sexta – o treino ABC também uma boa forma de evitar este problema.

São 2 treinos de ombro por semana, com intervalo mínimo entre eles de 48 horas, sendo que o ideal é de 72 horas.

Como Planejar o Treino de Ombro
Dividir o ombro em três( frontal, lateral e posterior),selecionar quais os exercícios mais a adequados para cada uma delas, para que você consiga garantir que o treino seja o mais completo possível.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

Como dividir o treino de braço? De forma geral, o treino ABCD pode ser dividido em costas + bíceps em um dia, peito + tríceps em outro, descanso, pernas em um dia e ombros em outro, seguido novamente de descanso.

Um recente estudo demonstrou que treinar primeiro os membros inferiores induziu a um aumento superior de força e a uma melhor adaptação ao treinamento. Notou-se que, com isso, houve um aumento da testosterona e do GH plasmático, dos receptores androgênicos musculares e da síntese proteica muscular.

Ao treinar ambos no mesmo dia, você maximiza seu tempo na academia enquanto gera volume e intensidade potencialmente maiores do que quando os treinamos separadamente. Por isso não é incomum que depois de um treino de peito pesado, usando exercícios compostos, o seu tríceps estará cansado.

Por parte do corpo: Dividir os treinos para se concentrar em partes específicas do corpo durante cada sessão de treinamento. Estes podem ser combinados, como costas + bíceps, peito + tríceps, etc. As divisões de partes do corpo são tipicamente de cinco dias por semana, treinando um grupo por dia.

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de ombro completo em casa são:

  1. Flexão com pés elevados. A flexão com os pés elevados é um exercício que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos deltoides, tríceps e bíceps. ...
  2. Elevação lateral. ...
  3. Elevação frontal. ...
  4. Prancha com elevação de braço. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Remada alta.

O treino de tríceps em casa pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana, em 2 a 3 séries de 10 a 12 repetições, dependendo do exercício. O ideal é escolher de 3 a 4 exercícios por treino.

O ideal é realizar o treino de trapézio no mesmo dia do treino de ombros, pois são sinergistas em vários exercícios – principalmente naqueles em que o deltoide esta envolvido.

Independente da escolha, costas primeiro
Muitas pessoas, na tentativa de dar maior foco ao desenvolvimento dos braços, poderão treinar bíceps ou tríceps antes de costas. Tirando casos específicos, treinar o músculo pequeno antes limitará performance do músculo grande.

Como evoluir o ombro? Para fortalecer seus ombros por completo, você vai ter que treinar: Músculo levantador da escápula, Manguito rotador, Músculo serrátil anterior, trapézio e Músculo deltoide. Só assim você vai evoluir esta parte do corpo com segurança e simetria. Diversos exercícios trabalham o ombro.