Pode treinar ombro e bíceps?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Considerando esses fatores, o treinador faz a divisão respeitando o tempo de descanso e alternando os músculos superiores e inferiores. Sendo assim, em um mesmo dia, o atleta deve treinar os bíceps, ombros e costas.

Maior sinergia ao treinar costas com bíceps
Barra fixa recruta bíceps e antebraços também, ou seja, grupos que tem sinergia (funcionam em conjunto). Combinar grupos musculares sinérgicos é uma maneira mais inteligente e eficiente de organizar o treino.

Basta seguir estas regras básicas: Músculos grandes deverão ser treinados antes de músculos pequenos. Exemplos: peito antes de ombro e tríceps, costas antes de bíceps e antebraços, ombros antes de braços, etc… Exercícios compostos deverão ser feitos antes de isoladores.

Como Planejar o Treino de Ombro
Dividir o ombro em três( frontal, lateral e posterior),selecionar quais os exercícios mais a adequados para cada uma delas, para que você consiga garantir que o treino seja o mais completo possível.

2. Treinar ombros e peito em dias separados. Este é outro erro bastante comum nas academias: treino de ombro e peito em dias separados. Isso é errado, pois os ombros são um dos principais músculos estabilizadores para o treino de peito.

Entenda. Dividir o seu treino com estes grupos musculares é uma das formas mais eficientes e inteligentes de treinar para ganhar massa muscular. Peitoral, tríceps e ombros (deltoides, na verdade), são grupos musculares que trabalham juntos em vários exercícios compostos.

Para um nível iniciante na musculação, pode-se juntar o treino de costas com o dos ombros sem que haja o perigo de se chegar ao famoso overtraining.

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de ombro completo em casa são:

  1. Flexão com pés elevados. A flexão com os pés elevados é um exercício que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos deltoides, tríceps e bíceps. ...
  2. Elevação lateral. ...
  3. Elevação frontal. ...
  4. Prancha com elevação de braço. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Remada alta.

Evite treinar ombros um dia antes ou um dia depois do peitoral, isto fará com que você treine ainda fatigado o que prejudicará a recuperação. Na “pior” das hipóteses, é melhor treinar ombros no mesmo dia do peito do que em dias consecutivos.

O bíceps é um músculo que atua em duas articulações. No ombro, as suas cabeças realizam movimentos parcialmente opostos. A cabeça longa puxa o braço para longe do tronco (abdução) e o roda medialmente, enquanto a cabeça curta puxa o braço novamente em direção ao tronco (adução).

De forma geral, o treino ABCD pode ser dividido em costas + bíceps em um dia, peito + tríceps em outro, descanso, pernas em um dia e ombros em outro, seguido novamente de descanso.

Como dividir o treino de braço? De forma geral, o treino ABCD pode ser dividido em costas + bíceps em um dia, peito + tríceps em outro, descanso, pernas em um dia e ombros em outro, seguido novamente de descanso.

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.

Sendo assim, em um mesmo dia, o atleta deve treinar os bíceps, ombros e costas. Em um segundo dia, o abdômen, tríceps e lombar e, no terceiro dia, a parte inferior - realizada sempre no mesmo dia, treinando todos os músculos da perna.

3- Remada curvada
Este é um exercício para treino de posterior de ombro, porque trabalha o deltóide (ênfase na porção posterior) e o trapézio. Então, para realizá-lo, segure um halter em cada mão. Mantenha os braços bem estendidos, incline o corpo para frente, a partir do quadril, e flexione ligeiramente os joelhos.

São 2 treinos de ombro por semana, com intervalo mínimo entre eles de 48 horas, sendo que o ideal é de 72 horas.

Treine bíceps duas vezes na semana
Treinar bíceps todos os dias ou quase isso pode reduzir seus ganhos musculares. O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).