Pode treinar com tênis normal?

Perguntado por: dgil6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

A resposta é: Depende do tipo de exercício físico que você vai praticar. E ficar atento a isso não é algo trivial: a escolha errada do tênis pode levar a lesões no corpo.

O ortopedista Henrique Mansur, especialista em pé e tornozelo, afirma que os tênis deste modelo devem ser evitados para a prática de atividades físicas que requerem longos períodos em pé ou com impacto.

Utilizar qualquer modelo pode causar desconforto, lesões e até mesmo fraturas. Saiba como escolher um bom tênis para academia. Escolher o tênis para academia não é tarefa fácil, já que são os pés os responsáveis por absorver grande parte do impacto do nosso corpo.

Mas, por outro lado, se o objetivo é privilegiar a qualidade do movimento, as famosas Converse All Star podem ser uma boa opção para realizar alguns tipos de exercícios de força, porque a sola é aderente e plana.

Em cada ocasião da sua rotina, é fundamental contar com o calçado certo — e isso também vale para a academia. Qualquer que seja a sua prática esportiva, o tênis correto vai agregar muito para a saúde dos seus pés e das pernas.

Existem diversos tipos de exercícios que podem ser realizados na academia, como musculação, corrida, aulas de dança e muitos outros. Cada tipo de atividade física demanda um tipo diferente de calçado. Por exemplo, se você pratica corrida, precisa de um tênis com amortecimento e boa aderência ao solo.

Posso treinar perna com qualquer tipo de tênis? Não é indicado, pois tênis com drop alto – região do calcanhar mais alto que a região da ponta dos pés – deixam seus pés levemente inclinados, o que pode levar a lesões e desconfortos.

O Vans Canvas cumpre exatamente com os mesmo requisitos que citamos em relação aos Converse, sendo ideal para treinos de baixo impacto, como levantamento de peso, por exemplo.

Então, afinal, quantos tênis devo ter? Pensando nesses fatores, caso o atleta treina 3 a 4 vezes na semana, o ideal seria que tivesse pelo menos 2 tênis. Já para pessoas que treinam de 5 a 6 vezes na semana, o ideal seria ter no mínimo 3 tênis para realizar o rodízio.

O que não usar em hipótese alguma:
Se for beber, me chama!), roupas furadas, camisetas polo (a não ser que você jogue golf na academia), calça jeans (muitas academias nem permitem entrar com elas), roupas chocantes (já vi um cara usando um rosa que ardia os olhos) e muito mais.

Preze por um tênis para treino na academia com pouca costura e uma boa respirabilidade. Assim, você não sentirá seus pés suando durante o treino. Investir em uma malha de qualidade também é muito importante, pois ela auxilia no conforto e trabalha diretamente com o nosso próximo ponto a se considerar: a durabilidade.

Usá-los permite uma maior flexão dos joelhos e menor amplitude do movimento do tronco em certos exercícios, como agachamento e levantamento terra. Desse modo, a ativação muscular aumenta. Treinar com esses calçados trabalha mais a propriocepção e aumenta a exigência da musculatura intrínseca dos pés, fortalecendo-a.

Whey Protein
Podemos dizer que esse é o suplemento mais conhecido dentro do mundo da musculação, tamanha a sua popularidade. Sua base é a proteína, ou seja, ele deve ser ingerido logo após o treino, que é quando os seus músculos estão mais necessitados da ingestão de proteínas.

Confira, então, quais itens vão contribuir para que sua entrada nessa nova rotina de musculação seja mais confortável:

  • Roupas adequadas para academia. ...
  • Calçados adequados. ...
  • Mochila. ...
  • Luvas de academia. ...
  • Garrafas e shakeiras.