Pode treinar antebraço todos os dias?

Perguntado por: abernardes6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Pode ser necessário fazer o treino de antebraço duas ou três vezes por semana, ou uma vez só. Você pode também treinar o antebraço como parte dos seus exercícios para fortalecer o braço, durante o treino de membros superiores. De toda forma, é importante conhecer os movimentos específicos para essa parte do corpo.

Portanto, no geral usamos o treino de antebraço no último dia da semana ou antes de um treino de pernas, por exemplo.

Treinar os braços todos os dias não é legal. Os músculos precisam de descanso para crescer de verdade, e estimular um músculo ou grupo muscular é não deixá-lo descansar.

5 formas efetivas de trabalhar o antebraço e melhorar a pegada

  1. 1- Barras mais grossas. Muitas academias oferecem dois tipos de halteres e barras: um dos tipo tem a parte onde você deve segurar o objeto um pouco mais grossa do que o outro. ...
  2. 2- Barra fixa. ...
  3. 3- Pinçamento de peso. ...
  4. 4- Farmer's Walk. ...
  5. 5- Fora da academia.

Rosca inversa na barra: 3 séries de 15 repetições cada; Rosca punho com halteres, com as palmas das mãos para cima e antebraço apoiado sobre o banco: 3 séries de 15 repetições cada; Rosca punho com halteres, com as palmas das mãos para baixo e antebraço apoiado sobre o banco: 3 séries de 15 repetições cada.

Pode ser necessário fazer o treino de antebraço duas ou três vezes por semana, ou uma vez só. Você pode também treinar o antebraço como parte dos seus exercícios para fortalecer o braço, durante o treino de membros superiores. De toda forma, é importante conhecer os movimentos específicos para essa parte do corpo.

Você precisa forçar o crescimento dos seus braços. Uma ideia é intercalar sessões mais intensas a cada treino ou outro, para sobrecarregar os músculos. Superséries, dropsets e pirâmides são boas alternativas para você colocar em algumas sessões, para forçar o braço, chocar os músculos e fazê-los crescer!

Treinando de 6-5 vezes na semana
Esse seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e terá os dias de recuperação. Quando se treina de 6-5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir.

Por se tratar de uma região constituída basicamente por ossos e nenhum músculo, não é possível engrossar os pulsos na academia. Esta região é resultado da sua genética e nada mais demonstra do que a espessura dos seus ossos.

A personal trainer Michele Dolan recomenda: "Flexões, barras fixas e afins ajudam a aumentar a força dos pulsos, assim como suspender o corpo e carregar halteres pesados". Faça extensões de pulso. A extensão é um exercício simples e que dá para fazer de casa para aumentar a flexibilidade dos músculos do antebraço.

Além dos exercícios com flexão e extensão, é possível trabalhar a musculatura do antebraço por meio de exercício isométricos. A suspensão na barra fixa é uma boa pedida. O exercício consiste em sustentar o peso do próprio corpo suspenso em barra fixa.

Segure dois halteres e mantenha os cotovelos junto ao corpo. Flita o braço direito, elevando o peso na direção do ombro e gire o punho até que a palma da mão se volte para trás. Volte à posição inicial. Repita durante 30 segundos, alternando três repetições com cada braço e passe para o movimento seguinte.

Você não está trabalhando todos os músculos
De acordo com o profissional de educação física e o personal trainer Caio Franco, quando você treina para definir o corpo, a região inteira é exigida (nesse caso, os membros superiores). “Por isso, é preciso trabalhar todos os músculos”, ele explica.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

Antebraço forte é fundamental para que haja um equilíbrio muscular, para tanto se faz necessário treinar de forma igualitária os flexores e extensores do punho.

- A musculatura do antebraço bem desenvolvida auxilia a "força da garra ou força de pegada" e influencia diretamente em exercícios de puxar (costas, bíceps). O mesmo se dá nos levantamentos (dead lift, clean&Jerk, snatch) e nos movimentos em suspensão (hang moviments, pull ups, muscle ups) – diz Deborah.