Pode treinar 3 horas por dia?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Quais são os riscos ao treinar o mesmo músculo todos os dias? Pode ocorrer lesões devido à sobrecarga muscular; Atrapalha o processo de hipertrofia; Sobrecarga em articulações e tendões.

Melhor malhar até as 21h, quando os níveis de melatonina, o hormônio do sono, se elevam e o corpo se prepara para descansar. Depois disso pode vir insônia.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas.

Quem treina por 7 dias na semana não passa pelo processo de anabolismo necessário para recuperar o corpo e, consequentemente, tende a sentir uma fadiga excessiva. Não é correto treinar assim!

De acordo com artigo, treinar o corpo inteiro todos os dias pode resultar em maiores ganhos de hipertrofia que dividindo em grupos musculares. Treinar o corpo inteiro, todos os dias, pode aumentar seus ganhos de hipertrofia. Esqueça, por enquanto, as divisões de treino.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.

Como saber se você teve um bom treino

  1. Seu corpo irá te dizer… Os sinais de um bom treino não são de forma alguma tão óbvios como apenas o suor e a dor. ...
  2. Você puder fazer a matemática da frequência cardíaca. ...
  3. Você atingiu uma nova meta. ...
  4. Você dormir como um urso. ...
  5. Seu humor ficar nas alturas.

Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

Treine Esses Grupos Musculares Todos os Dias

  • Panturrilhas. Panturrilhas é um dos músculos mais teimosos e pode ser o ponto fraco do físico de muitas pessoas. ...
  • Antebraço. O antebraço é um dos músculos mais menosprezados e poucas pessoas realmente o incluem na sua rotina de treinos. ...
  • Pescoço. ...
  • Abs. ...
  • Treino com Bands.

Uma pesquisa, publicada na revista Cronobiologia Internacional, descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição para treinar nesse período.

Existem benefícios em treinar em jejum? Treinar em jejum queima mais gordura tanto durante quanto após a atividade física, segundo mostram diferentes estudos. Se exercitar sem comer também pode contribuir no desempenho em exercícios aeróbicos e no ciclismo.

“O exercício durante o jejum aumenta a lipólise (quebra de gordura) no tecido adiposo, ao mesmo tempo que estimula a oxidação da gordura periférica, resultando em maior utilização da gordura como fonte de energia e perda de peso.

Afinal, ao iniciar um treino depois das 22h, entende-se que esse só terminará por volta das 23h. Após esse período ainda é preciso esperar de duas a três horas para ocorrer uma redução nos níveis de adrenalina e noradrenalina, hormônios liberados durante o treino e que deixam os indivíduos em estado de alerta.

Segundo o profissional, para que o sono não seja prejudicado, a atividade física noturna deve ser regular e planejada. “É possível malhar à noite e obter um sono reparador desde que o exercício seja programado, acompanhado e de moderada intensidade.

Frequência máxima
Essa reposta varia de acordo com a estratégia de treino traçada pelo profissional de educação física que planejou o seu treino. Segundo Guilherme, a frequência máxima descrita na literatura é de 5 vezes na semana, porém com volume de treino baixo em cada dia.