Pode trabalhar com 70 anos?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Ao contrário de no serviço público, nas relações privadas, as pessoas podem trabalhar além dos 70 anos, não havendo aposentadoria compulsória ao ser atingida aquela idade.

Caso continue trabalhando após a aposentadoria, você será obrigado a contribuir com o INSS. Todavia, apesar disso, você não poderá se aposentar novamente pelo mesmo regime de Previdência Social e também não poderá aumentar o valor da sua aposentadoria com base nas novas contribuições.

Pelas regras atuais, não incluindo as regras de transição, têm direito à aposentadoria os homens que completarem 65 anos e tenham, no mínimo, 15 anos de tempo de contribuição, enquanto para mulheres a idade mínima é de 61 anos e seis meses de idade, com o tempo mínimo de contribuição sendo o mesmo.

Alguma aposentadoria é possível para quem nunca contribuiu? Em regra, quem nunca contribuiu para a previdência social, não pode se aposentar. Isso está previsto na constituição federal, que é a norma mais importante do país.

As 5 profissões mais recomendadas para idosos

  • Síndico de condomínio. Para quem mora em condomínio, uma das atividades mais recomendadas para idosos é o síndico condominial. ...
  • Zelador. ...
  • Recepcionista. ...
  • Microfranqueado. ...
  • Consultor.

O Estatuto do Idoso, ao tratar da profissionalização e do trabalho, afirma que o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas as suas condições físicas, intelectuais e psíquicas, sendo que, na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite ...

Profissões para quem tem mais de 60 anos

  • Empreendedor. Para aqueles que sempre quiseram ter o próprio negócio e começar a empreender, a chegada da terceira idade pode ser o momento ideal. ...
  • Guia Turístico. ...
  • Representante Comercial. ...
  • Motorista. ...
  • Corretor. ...
  • Fotógrafo.

Retomando alguns pontos, a legislação permite que aposentados por tempo de serviço ou idade trabalhem. Sendo assim, não há nenhum problema em assinar a carteira de trabalho. O mesmo ocorre para servidores públicos estatutários que ocuparem uma função diferente da qual se aposentou.

No caso do segurado aposentado que continua trabalhando como empregado, a responsabilidade pelo recolhimento das contribuições é do empregador. Ou seja, não há motivo para se preocupar, pois a contribuição continuará sendo descontada de sua folha de pagamento normalmente.

Isto porque, pela legislação previdenciária, o empregado aposentado que se afasta das suas atividades por doença ou acidente de trabalho não terá direito ao auxílio por incapacidade temporária (doença), pois, de acordo com o art. 167, inciso I, do Decreto n° 3.048/1999 e art.

65 anos de idade

Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar com 65 anos de idade.

É ai que surge a duvida, se é ou não possível se aposentar sem nunca ter contribuído para o INSS. Mas já vou te adiantar, que não. Não é possível se aposentar sem nunca ter contribuído com a previdência. Mas fique calmo, pois existe um benefício que ampara idosos que não vão conseguir a aposentadoria.

Agora você já sabe que é possível, em alguns casos, se aposentar sem nunca ter efetivamente contribuído com o INSS. Mas isto é exceção! E que, no caso das pessoas de baixa renda que nunca pagaram o INSS, o BPC/LOAS pode ser uma solução para garantir uma renda ao idoso com mais de 65 anos.

Também é assegurada a prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, em qualquer instância.

Qual a idade que o idoso é considerado incapaz? Na verdade, não há um limite de idade para se considerar um idoso como incapaz. Não é incomum se encontrar idosos com 90 anos (ou mais) sendo “donos de si”, tendo uma vida perfeitamente ativa.

Projeto cria auxílio-cuidador para pessoa idosa ou com deficiência que precise de cuidados de terceiros. O Projeto de Lei 3022/20 cria o auxílio-cuidador no valor de um salário mínimo para a pessoa idosa ou com deficiência que necessite de terceiros para realização das atividades de vida diária.

E para se aposentar com 5 anos de contribuição (60 meses de carência), será preciso ter: Mulheres: 92 anos; Homens: 97 anos.

Você deve tomar como base um Plano Normal de contribuição para o INSS. Ou seja, de 20% entre o salário mínimo e o teto (7 salários mínimos). Assim sendo, para receber dois salários mínimos de aposentadoria, você deve pagar 20% de contribuição sobre esse valor.

Sim, é possível ter mais de uma pessoa recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou LOAS em uma mesma família, desde que cada pessoa atenda aos requisitos estabelecidos pelo governo para o recebimento do benefício.

5 dicas para viver bem na terceira idade²

  1. Interagir socialmente. Fonte: Envato – Foto de Wave Break Media. ...
  2. Buscar o bem-estar mental do idoso. ...
  3. Praticar exercícios na terceira idade. ...
  4. Alimentação saudável para mais qualidade de vida do idoso³ ...
  5. Cuidar da higiene pessoal na terceira idade.

7 opções de renda extra para aposentados

  1. Dê aulas particulares.
  2. Dê palestras ou consultorias.
  3. Transforme um hobby em renda extra.
  4. Cuide de casas.
  5. Seja um vovô ou uma vovó de aluguel.
  6. Alugue quartos em sua residência.
  7. Utilize aplicativos de motorista particular.