Pode tomar zinco todos os dias?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O excesso de zinco através dos alimentos não é comum e geralmente não causa problemas para a saúde. Já o consumo de mais de 4g de suplementos de zinco pode causar náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor de cabeça, dor na barriga e sono, por exemplo.

Geralmente, o excesso de zinco resulta do consumo de alimentos ácidos ou de bebidas enlatadas em recipientes com revestimento de zinco (galvanizadas). Em certas indústrias, a inalação de vapores de óxido de zinco pode resultar em excesso de zinco.

A recomendação diária do mineral é de 8mg para mulheres e 11mg para homens acima de 19 anos.

Como um dos benefícios do zinco é o aumento da sensibilidade à insulina, esse mineral pode ser de grande ajuda na perda de peso. Isso porque a insulina estimula a redução do acúmulo de gordura, contribuindo para o emagrecimento.

O zinco tem um papel fundamental no ganho de massa muscular e melhora no desempenho em atividades físicas, pois participa do processo de três dos mais importantes hormônios anabólicos, sendo o primeiro deles a testosterona, mas também promove o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina (IFG-1), ...

Não há contraindicações no uso concomitante e Vitamina D3 e Zinco.

Recomendação: 10-15 miligramas de zinco 30-60 minutos antes de dormir. O zinco pode ser tomado com proteínas, ácidos aminados, minerais e outros, tais como o magnésio.

O zinco é um dos principais elementos no processo de renovação celular. Além disso, auxilia na metabolização de vitaminas e proteínas que são essenciais para o crescimento dos fios. Com isso, quando há a ausência desse mineral no organismo, o resultado são cabelos mais fracos e quebradiços.

O zinco é importante para um crescimento e desenvolvimento das células do intestino, tendo uma importante função para manter o sistema imunológico saudável e reduzir a diarreia.

“A pessoa com carência de zinco pode apresentar diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e distúrbios neurológicos”, aponta.

O ideal é ingerir o zinco com um intervalo de uma hora antes ou depois das refeições. Isso porque alguns alimentos diminuem a sua absorção pelo corpo.

Entenda os benefícios do Zinco

  • Melhora a imunidade. O consumo de zinco está diretamente associado ao aumento da imunidade. ...
  • Diminui o risco de inflamações. ...
  • Ajuda no tratamento contra acne. ...
  • Colabora no combate à depressão. ...
  • Facilita a cicatrização de feridas.

Gema de ovo
Muita gente ignora a gema do ovo e fica só com a clara pelo fato de ela ser rica em colesterol. Mas, na verdade, seu consumo moderado também pode trazer benefícios para a saúde - como contribuir para o aumento da quantidade de zinco no organismo. A quantidade é de 5 mg para cada 100 gramas.

Prefira o Zinco Quelato ou L-OptiZinc®
O zinco quelato (bisglicinato ou picolinato) é o mineral associado a um aminoácido. Assim é facilmente absorvido e digerido pelo corpo, por isso, prefira suplementos que utilizem esse tipo de zinco na composição.

O valor recomendado para a vitamina C é de 45mg/dia para adultos. Porém, dosagens maiores podem ser ingeridas buscando reforço na imunidade e outros benefícios. Já o zinco tem a recomendação de ingestão diária mínima de 7mg/dia para adultos, mas doses maiores também podem ser necessárias, de acordo com a finalidade.

Quanto tempo para o Zinco Quelato fazer Efeito? A sua eficiência melhora a partir de 30 dias de uso e deve fazer o efeito desejado no prazo de 90 dias.

As manifestações da deficiência de zinco podem ser sutis e afetar muitos sistemas de órgãos. São manifestações comuns cicatrização tardia de ferida, comprometimento do paladar, perda de apetite, queda de cabelos, problemas de fertilidade e maior susceptibilidade a infecções.

Ostra

Ostra. A ostra é um dos alimentos que mais contêm zinco em sua composição. Fruto do mar, a fonte animal é nutritiva, oferecendo ao organismo, além desse e de outros minerais, ômega 3 e vitaminas.