Pode tomar vitamina B12 junto com vitamina C?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Vitamina B 12 e vitamina C pode ser tomadas juntas? A vitamina B12 e vitamina C pertencem ao grupo de vitaminas hidrossolúveis, e não ha interação negativa da suplementação quando ingerida juntas.

Ferro e vitamina C, por exemplo, devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o efeito do outro.

A ação de substâncias antiácidas, geralmente usadas no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlceras e gastrite, diminui a produção do ácido gástrico, o que influencia diretamente no nível de vitamina B12 em nosso corpo. Outros medicamentos, como a metformina, também podem atrapalhar a absorção desse nutriente.

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários. Também aconselhamos que informe sempre o seu médico sobre os suplementos que toma, mesmo vitaminas.

5 Duplas de Vitaminas que Funcionam Melhor Juntas

  • Vitamina D e Vitamina K.
  • Óleo de Peixe e Vitamina E.
  • Folato e Vitamina B12.
  • Zinco e Cobre.
  • Ferro e Vitamina C.
  • Conclusão.

É verdade que uma vitamina pode anular o efeito de outra no organismo? É, sim. Elas interagem no organismo e, em alguns casos, interferem na ação umas das outras. A vitamina C, por exemplo, se ingerida em doses altas, pode acelerar a degradação da B6, fazendo com que essa seja eliminada pelo corpo antes do que deveria.

Olá, a absorção da vitamina C ocorre cerca de 24h após sua ingestão, porém para se ter uma melhor absorção é importante evitar a ingestão da vitamina junto com alimentos que podem atrapalhar sua absorção como por exemplo: chá mate ou preto, refrigerantes, cacau em pó e alimentos em geral que contenham cafeína.

Vitamina C e Retinol
O doutor Alessandro não aconselha unir séruns com vitamina C com cremes que contenham retinol na composição, porque a mistura pode causar alteração no pH da pele e ressecá-la.

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

De acordo com o Hospital Sírio Libanês, a sugestão é ingerir a vitamina C com o ferro, já que um potencializa o efeito do outro. Outro ponto de atenção é a ingestão bem antes ou depois do café da manhã, já que fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas.

Ou seja: o que acontece se tomar vitamina C todos os dias é justamente a contribuição para manter o crescimento saudável das células do organismo, principalmente as dos ossos, dos dentes, das gengivas e dos vasos sanguíneos ².

Em relação ao quanto de vitamina C precisamos no dia a dia, a recomendação mínima gira em torno de 100 mg para adultos saudáveis. Por outro lado, a dose máxima não deve passar de 2000mg por dia, pois o excesso pode provocar náuseas, cólicas e outros problemas de saúde.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

A reposição de vitamina B12 geralmente começará a fazer efeito no principal sintoma da deficiência dessa vitamina, que é a anemia, em dois meses e, nos casos dos sintomas neurológicos, em seis meses, sendo que provavelmente os sintomas de queda capilar e das unhas fracas que decorrem da anemia irão melhor também nesse ...

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o nosso organismo, pois ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

A pesquisa foi publicada recentemente na Fundamental & Clinical Pharmacology. De acordo com o pesquisador, as vitaminas são seguras desde que não interajam com outros medicamentos, incluindo analgésicos e anti-inflamatórios.

Um par perfeito para a vitamina D é a vitamina C, que potencializa a ação de outras. Juntas, elas são ótimas aliadas do sistema imunológico e, por isso, o consumo de vitaminas C e D por meio de suplementação aumentou durante o período de isolamento social.