Pode tomar vitamina B12 É ômega 3?

Perguntado por: rmaciel . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Sim, é seguro tomar Ômega-3, Vitamina D-3 e Vitamina B-12 ao mesmo tempo, desde que você siga as dosagens recomendadas para cada suplemento.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

No entanto, também fazem parte deste grupo pacientes com problemas para absorção de vitaminas, problemas gastrointestinais (Doença de Crohn, gastrite e síndrome do intestino irritável), pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, pacientes com transtornos alimentares, ou que fazem uso de medicamentos que impactam a ...

A ação de substâncias antiácidas, geralmente usadas no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlceras e gastrite, diminui a produção do ácido gástrico, o que influencia diretamente no nível de vitamina B12 em nosso corpo. Outros medicamentos, como a metformina, também podem atrapalhar a absorção desse nutriente.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

Vale destacar que é recomendado ingerir menos ômega-6 e mais ômega-3, já que o primeiro atrapalha a absorção do ômega-3. Também é importante não exagerar no consumo desses nutrientes, pois, em excesso no organismo, eles aumentam o risco de retenção de líquidos, pressão alta e outras doenças.

O ideal é que se consulte com um nutricionista ou médico e faça exames de vitaminas sanguíneo para avaliar individualmente as suas necessidades. Eu não aconselho tomar vários suplementos juntos. Pois tem o fator de interação entre alguns nutrientes. Nesse caso você acabar gerando excesso de algum nutriente.

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

As vitaminas são fundamentais para a execução de uma série de funções no organismo. Juntas, auxiliam na regulação do metabolismo.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!

Eles podem ser ingeridas juntas pois uma não interfere na absorção da outra. Porém, a vitamina D3 deve ser preferencialmente consumida em cápsula ou gota oleosa e junto das refeições. Já a vitamina B12 pode ser em comprimido ou injetável.

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

O ômega 3 pode ser tomado à noite. O ideal é que o suplemento seja ingerido junto de alguma refeição para prevenir desconfortos gástricos, refluxos e melhorar a absorção dos nutrientes. Então é possível incluir o consumo de ômega 3 junto ao seu jantar ou ceia.

Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Junto com as principais refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, é o melhor horário para tomar ômega 3. Isso porque, como explicado, o ácido graxo é melhor absorvido na presença de gorduras.

Uma dieta rica em ômega 3 ajuda a reduzir a pressão arterial e a prevenir doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2. Embora não seja possível tratar uma doença crônica já existente apenas com o consumo do suplemento, ele ajuda a amenizar o quadro de sintomas.