Pode tomar vinho quente na gravidez?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Deve-se tomar cuidado apenas com as bebidas típicas (quentão e vinho quente),” alerta, já que possuem álcool. Portanto, não há restrições com relação aos alimentos.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

  • 1 – Bebida alcoólica. ...
  • 2 – Tatuagens. ...
  • 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  • 4 – Atividades físicas. ...
  • 5 – Vacinas. ...
  • 6 – Doação de sangue. ...
  • 7 – Medicamentos para dormir.

Sucos de frutas Os naturais ou de polpas congeladas em casa são ótimas opções de bebidas durante qualquer fase da gravidez. Já os sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

De acordo com Kátia Kosorus, ginecologista do Hospital São Camilo (SP), o consumo é considerado aceitável, mas ainda pode ser perigoso. “Normalmente, cervejas sem álcool têm no máximo 0,5% de álcool em sua composição, o que é considerado seguro durante a gravidez.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

Com as alterações hormonais, físicas e emocionais que a gravidez traz, é comum que a mulher sinta modificações na libido. Isso significa que a gestante pode ter mais ou menos desejo sexual nesse período, e ambas as situações são normais. Além disso, o desejo também pode variar conforme a gravidez avança.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Já para as mamães saudáveis, com a gestação evoluindo bem, as atividades diárias da casa só precisam ser moderadas e restritas nos últimos meses da gravidez. Sobretudo tarefas de grande esforço: faxinas, movimentar pesos, agachar, subir e descer escadas.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

As bebidas açucaradas (como os refrigerantes e os sucos industrializados) e as bebidas com cafeína (café, chá preto e chá mate), dificultam o aproveitamento de alguns nutrientes e devem ser evitadas durante o período de gestação para favorecer o controle de peso.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada.

Uma pesquisa de cientistas britânicos sugere que o consumo moderado de bebida alcoólica durante a gravidez não causa problemas de comportamento ou de desenvolvimento de habilidades mentais ao bebê.

A Heineken 0.0 contém menos de 0,03% de álcool, portanto, é uma cerveja sem álcool. Esta quantia não tem impacto no corpo e é totalmente aceitável com relação a dirigir, gravidez, ou tratamento médico intolerante a álcool.

Há também temperos e substâncias que precisam de moderação, pois o excesso pode causar enjoos, azia, diarreia, desconfortos, além de levar ao parto prematuro e atrapalhar o ganho de peso do bebê: canela; pimenta; café.

Melancia na gravidez: Uma das melhores frutas para as grávidas. Melancia na gravidez é mais que indicado. A melancia é uma fruta muito hidratante, pois é composta por grande quantidade de água.

Fumar, consumir bebidas alcoólicas, usar drogas ou abusar da cafeína aumentam o risco de aborto. Condições ambientais. Conforme comentado no caso do chumbo, a exposição a certas substâncias químicas pode ser perigosa para o bebê.