Pode tomar um remédio seguido do outro?

Perguntado por: lreal8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Tomar remédios diferentes ao mesmo tempo pode causar problemas à saúde | EBC Rádios.

Além de tomar o medicamento por conta própria, há quem abusa da dose e não respeita os intervalos entre uma ingestão e outra. O problema é que, quando um remédio é usado por muito tempo, o seu organismo pode se tornar resistente a ele, o que faz com que os seus efeitos diminuam.

Em casos leves, pode haver vômito, náusea, cefaleia, irritabilidade, aumento da pressão arterial e sudorese. Já os casos graves mostram sintomas como dilatação das pupilas, sonolência, hipotermia e até coma.

O mais indicado é sempre água, pois a interação de sucos, leite e refrigerantes com a medicação pode comprometer a absorção e ação do medicamento.

A dosagem é medida de acordo com o tempo de vida do medicamento no nosso organismo. Então, quando o médico indica que o antibiótico deve ser tomado em intervalos de 6/8/12 horas, ele está levando isso em conta.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

De 10 min a 1 hora: o tempo de absorção dos remédios depende da posição do corpo, revela novo estudo.

Se você é o tipo de pessoa que precisa tomar vários remédios durante o dia, talvez devesse prestar atenção no novo estudo publicado a respeito deste assunto. Pesquisadores descobriram que o uso prolongado de vários remédios simultaneamente não é tão bom e poderia até aumentar o risco de quedas e hospitalização.

Antibióticos combinados podem ser opção eficaz contra infecções, aponta pesquisa da FCF. Estudos feitos em ratos mostram que atuação conjunta de medicamentos é mais eficaz contra alguns tipos de bactéria.

Se o seu medicamento não fez efeito, faça uma notificação para a Anvisa e converse com seu médico ou farmacêutico. Medicamentos ajudam a curar doenças, melhorar a qualidade de vida e manter a saúde. Mas também podem trazer efeitos indesejados, reações imprevistas ou mesmo não gerar o efeito necessário.

Ambos os remédios podem ser usados juntos, de acordo com a necessidade do caso e sempre seguindo a orientação médica, mas é importante entender que um não cumpre a função do outro, apresentando finalidades diferentes.

O analgésico e anti-inflamatório ainda podem ser administrados juntos, já que têm finalidades diferentes atuando no corpo. Já que o anti-inflamatório pode demorar um tempo para começar a fazer efeito, pode ser necessário adotar o uso de analgésico junto, acelerando e otimizando o tratamento.

Em que casos tomar paracetamol ou ibuprofeno
Quando a dor estiver associada a inflamação, o ibuprofeno pode ser a primeira opção, de acordo com a patologia associada do doente. Nalgumas situações, os dois medicamentos podem ser tomados em conjunto, sempre respeitando as dosagens recomendadas.

De acordo com Carcas, a cafeína pode modificar o efeito de algumas drogas, ao potenciá-lo ou diminuí-lo. Há também medicamentos que inibem o metabolismo da cafeína, bloqueando a ação da enzima responsável por esse processo. Um exemplo são alguns antibióticos, como as quinolonas.

Dipirona Sódica + Paracetamol é geralmente bem tolerado, nas doses recomendadas. Podem ocorrer reações gastrointestinais leves e reações cutâneas. Reações de caráter grave são raras, tais como edema de laringe, reação anafilactóide, necrólise epidérmica tóxica e distúrbios hematopoiéticos.

Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente. Mas atenção: isso não vale para todos os casos. Segundo o especialista, os anti-inflamatórios, a metformina (usada contra o diabetes) e algumas outras medicações precisam ser administradas logo após a refeição.