Pode tomar triptofano todos os dias?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Triptofano: quando tomar? O triptofano pode ser consumido em qualquer período do dia, podendo ser incluído nas principais refeições. Uma boa recomendação é realizar o consumo nos momentos em que sentir vontade de comer doces.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns com o uso de L-triptofano incluem náuseas, boca seca, perda de apetite, dor de cabeça, sono, tontura, dor no estômago e diarreia. Além disso, o uso de altas quantidades de L-triptofano pode causar agitação, confusão mental, tremores e suor excessivo.

Triptofano demora para fazer efeito? Alguns estudos apontam que por volta de 3-4 semanas já começa a fazer efeito, entretanto, o efeito pode variar muito de organismo para organismo, dependendo muito de como o seu corpo está, a resposta pode ser mais rápida ou mais demorada para a absorção desse suplemento.

O consumo excessivo de altas doses de triptofano pode causar azia, dor de estômago, enjoos, vômitos, gases, diarreia e perda de apetite. Outros efeitos colaterais da suplementação com triptofano incluem tonturas, dores de cabeça, boca seca, fraqueza muscular e sonolência excessiva.

O triptofano é um aminoácido e faz parte de algumas proteínas. Uma de suas funções é auxiliar na produção de melatonina, hormônio que favorece a qualidade do sono e que ajuda a evitar toxinas que aumentam a ansiedade. Além disso, o aminoácido ajuda na formação de neurotransmissores benéficos para a saúde mental.

O triptofano é o ingrediente chave para a produção de serotonina. Este aminoácido essencial é um dos favoritos do nosso cérebro pelo seu efeito relaxante, pela mediação como agente benéfico nos casos de insônia e até mesmo nos transtornos de ansiedade.

A isoleucina, a valina e a leucina são três tipos de aminoácidos que atrapalham a absorção e a atuação do triptofano, por exemplo.

Uma dose 1g de triptofano 3 vezes diariamente, por mês, com a comida, pode ser adequada para depressão leve a moderada, aumentando para 2g 3 vezes ao dia se necessário.

O triptofano é um dos principais ajudantes na formação de serotonina, o hormônio da felicidade, e melatonina, o hormônio do sono. Assim, ele é altamente indicado na rotina para melhorar o descanso, diminuir sintomas de depressão e ansiedade, além de ser recomendável para quem busca por um organismo mais equilibrado.

"É interessante a suplementação antes de dormir (após o jantar), para que proporcione a indução e estimulação de serotonina, que boa parte desse aminoácido auxilia na produção do hormônio melatonina", aconselha Bruna. Por ajudar nesse descanso noturno, o triptofano também ajuda o cérebro a descansar melhor.

Triptofano: benefícios
Evita o estresse, hiperatividade, depressão e melhora o sono. Atua na produção da serotonina, hormônio essencial para uma boa noite de sono e bem estar. Suas cápsulas são excelentes para o tratamento dos sintomas de TPM e aumenta a disposição.

Ao avaliar qual suplemento é melhor, a ingestão de triptofano pode ajudar a produzir mais melatonina e serotonina, enquanto a ingestão de melatonina age diretamente na qualidade do sono, sem precisar de toda a produção orgânica. Ambos são interessantes e complementares para melhorar a qualidade do sono.

Os alimentos ricos em triptofano ajudam na síntese e no controle da serotonina no organismo, sendo responsável por nos prover sensação de bem-estar. Suprimentos ricos nesse aminoácido incluem: banana, ovo, leite, chocolate amargo, amêndoas, mel, sementes e grãos.

A erva-de-são-joão é um poderoso alimento antidepressivo e pode ser consumido em chá ou em cápsulas. Além de ser rico em vitamina C — que também tem ação contra a depressão —, tem hipericina, uma substância com efeito antidepressivo natural comprovado por estudos científicos.

Quem tem pressão alta pode tomar Triptofano? Apesar de não ter nenhuma contra indicação, é sempre válido consultar um médico antes de iniciar qualquer suplementação.