Pode tomar tramadol e amitriptilina?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

O risco de tontura pode ser aumentado em pacientes que utilizam tramadol concomitantemente com amitriptilina. Pode ocorrer síndrome serotoninérgica com a administração de amitriptilina com outras substâncias que aumentam a serotonina.

O cloridrato de amitriptilina pode ter a dosagem fracionada (dividida em várias vezes, segundo a orientação do médico) ou ser ingerido apenas uma vez por dia antes de dormir. As cápsulas ou comprimidos não precisam ser tomados junto com um alimento e devem ser acompanhados de água.

Além disso, existe inibição do tramadol quando utilizado com sertralina, fluoxetina, paroxetina, bupropiona; Em pacientes idosos, o fármaco pode causar ou exarcebar distúrbios cognitivos e da marcha. Também pode precipitar convulsões em doentes epiléticos ou outros que recebam medicação que reduza o limiar convulsivo.

O antidepressivo tricíclico amitriptilina, apresentou efeitos anti-inflamatórios sistêmicos e centrais em modelo de dor induzida pela aplicação de carragenina, principalmente pela inibição da migração de polimorfonucleares e da liberação de interleucina-1 e fator de necrose tumoral alfa no local da inflamação16.

Pode tomar amitriptilina com relaxante muscular? Não existe contraindicação que impeça o uso de relaxantes musculares com amitriptilina juntos.

Cloridrato de tramadol com comida e álcool
Não beba álcool durante o tratamento com cloridrato de tramadol, pois seu efeito pode ser intensificado. O alimento não influencia o efeito de cloridrato de tramadol.

Cloridrato de Tramadol não deve ser combinado com inibidores da MAO.

- se você estiver tomando medicamentos que podem causar convulsão, tais como antidepressivos ou antipsicóticos. O risco de ter uma convulsão pode aumentar se você tomar Tramal ao mesmo tempo. Seu médico dirá se Tramal é adequado para você.

Você não deve tomar cloridrato de amitriptilina se: for alérgico(a) a qualquer um dos componentes deste medicamento; estiver recebendo tratamento para depressão com medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAO); estiver recebendo tratamento com cisaprida; ou tiver sofrido de infarto do coração nos últimos 30 dias.

Nesse último caso, a Amitriptilina pode ser usada para ajudar a tratar os sintomas ansiosos. Mas lembrando que apenas os médicos podem receitar tratamentos com remédios. Uma vez que se automedicar com antidepressivos pode piorar o quadro de alguns tipos de ansiedade, como a que o transtorno bipolar causa.

A amitriptilina pode causar alguns efeitos adversos. Entretanto, o principal efeito relatado é a sonolência após as primeiras horas de ter tomado o medicamento. Nesse caso, o médico pode recomendar a administração do medicamento somente ao deitar.

Tramadol não é morfina.
Embora ambos sejam utilizados para o tratamento de dor, eles não possuem o mesmo princípio ativo. Para começar a diferenciá-los, essa é a primeira resposta que precisa ficar clara. O Tramadol é um analgésico, do tipo opioide, assim como a morfina, que também é oriunda do ópio.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor.

Posologia inicial para adultos ambulatoriais: 75 mg de cloridrato de amitriptilina por dia em doses divididas geralmente é satisfatório. Se necessário, essa dose pode ser aumentada até um total de 150 mg por dia. Os aumentos são feitos, de preferência, nas doses do início da noite ou na hora de deitar.

Amitriptilina junto com o álcool, pode alterar os efeitos, o que causa o aumento dos efeitos colaterais, como a sonolência.