Pode tomar sulfato ferroso depois da janta?

Perguntado por: lmorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço.

Sulfato ferroso e antibióticos, por exemplo, funcionam melhor quando ingeridos com a barriga cheia. Se a recomendação for tomar a droga em jejum, deve-se dar um intervalo de uma hora entre o medicamento e a refeição ou duas horas após se alimentar.

Os suplementos de ferro devem ser ingeridos de preferência 1 hora antes ou 2 horas após as refeições, porque os fosfatos, fitatos e taninos presentes em alguns alimentos atrapalham a absorção do ferro.

Por outro lado, há alimentos que diminuem esse aproveitamento, como leite e chá preto, chá mate, que devem ser evitados de serem consumidos junto ao sulfato ferroso ou ao alimento fonte de ferro.

Tomar 1 comprimido revestido (60 mg de ferro elementar equivalente a 428,57 % IDR) por dia, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições, ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O tratamento com ferro oral é recomendado pelo tempo que a hemoglobina (Hb) e o hematócrito (e normalmente os testes de reservas de ferro) retornem ao normal. Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto.

Já as vitaminas B, C e o ferro podem ter uma melhor absorção em jejum e podem ser consumidos pela manhã. É importante lembrar que alguns nutrientes exigem mistura especializada para obter máxima absorção.

Ferro e cálcio não combinam (um tem pH alcalino, o outro, ácido), portanto consuma-os em horários diferentes – deixe para tomar o cálcio antes de dormir: além de ser melhor absorvido à noite, ele deve ser ingerido longe das refeições, pois precisa de um ambiente ácido no estômago para ser assimilado.

É indicado que o suplemento de ferro seja ingerido com o estômago vazio, antes de uma refeição, porque dessa forma é mais bem absorvido. Porém, administrar depois de uma refeição em bebês pode ajudar nas perturbações no estômago.

As reações mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, perda de apetite, sensação de queimação no estômago ou azia, vômito, diarreia ou prisão de ventre. Os sintomas podem ser muito sérios em crianças, com risco de morte.

Sim. Pode dar. Mas lembre que o Sulfato Ferroso tem que ser dado longe do alimento.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

Comprimidos revestidos de 150 mg: em média de 1 (30 mg de Fe III) a 2 comprimidos (60 mg de Fe III) ao dia. Comprimidos revestidos de 300 mg: 1 comprimido ao dia (60 mg de Fe III).

Alimentos que impedem a absorção do ferro

  • Café e chá (taninos)
  • Bebidas gaseificadas.
  • Leite e derivados (cálcio)
  • Ovos.
  • Cereais integrais.

Comprimido. O ferro é bem absorvido por via oral, especialmente se tomado com o estômago vazio, mas usualmente sua administração é acompanhada de alimentos para amenizar efeitos indesejáveis como náuseas e azias. Tomar o comprimido com água ou outro líquido.

Comprimidos: - Crianças acima de 7 anos: 80 mg - Adultos: 120 mg Máximo de 5 doses, com intervalo de 30 dias entre as doses, dentro do período sazonal. Solução oral: 1. Dose Profilática: - Crianças até 10 anos: 1 a 20 mg/dia, cálculo de dose com base no peso; - Crianças maiores de 11 anos e adultos: 30 mg/dia.

Reações Adversas do Sulfato Ferroso Comprimido – FURP
As reações mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, perda de apetite, sensação de queimação no estômago ou azia, vômito, diarreia ou prisão de ventre. Os sintomas podem ser muito sérios em crianças, com risco de morte.