Pode tomar suco de limão durante a amamentação?

Perguntado por: aalegria6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Ou seja, legumes, verduras, cereais, frutas e proteínas. Já as comidas processadas têm de ser evitadas, não apenas porque são pobres em nutrientes, como por causa do excesso de gordura, açúcar, sal e conservantes.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  • Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  • Desidratação.

Crenças populares sugerem que alimentos como cerveja preta e canjica aumentariam a produção de leite materno - mas nada comprovado cientificamente. "Na minha prática clínica, algumas pacientes disseram que suco de uva integral aumentava a produção de leite delas, procurei artigos mas não achei nada relacionado.

Mito! Como acontece com outros alimentos, como a aveia, não há comprovações científicas em relação ao consumo de canjica aumentar a produção de leite.

"O açaí está em primeiro lugar das frutas mais energéticas e que ajudam realmente a mãe ter uma boa nutrição porque ele é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas, minerais, fibras e principalmente gorduras boas. Então não só o açaí deve ser introduzido na alimentação, como também castanhas.

“Às vezes, a mãe bebe muito leite de vaca e isso pode causar algum problema na criança, como cólicas. Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína.

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

Nesses casos, o agravante está relacionado ao tempo em que o chocolate fica no leite materno. Por sinal, ele permanece presente por cerca de 2 horas após sua ingestão. Sendo assim, é importante comer pequenas quantidades, aproximadamente 28 g do alimento.

Amamentar gasta muita energia e você deve repô-la consumindo alimentos e líquidos além do normal. É muito importante saber quais são as melhores opções para a dieta nesse período. O mais indicado é uma dieta variada, que inclua pães, cereais, frutas, legumes, verduras e derivados de leite e de carne.

Evite ingerir fritura, chocolate, refrigerante e alimentos muito condimentados. Eles costumam produzir gases intestinais no seu filho, aumentando a cólica.

Café-da-manhã
Carboidratos: pães integrais ou tapioca ou crepes integrais. Proteínas: ovos cozidos, mexidos ou omeletes e pasta vegetal de amêndoas. Estas proteínas podem ser colocadas nos carboidratos mencionados acima. Gorduras: a mulher pode ingerir manteiga ou azeite de oliva.

Lista de alimentos que causam cólica no bebê

  • Leite. ATENÇÃO: não estamos falando do leite materno! ...
  • Chocolate. Para a tristeza de muitas pessoas, os chocolates também podem contribuir para as cólicas no bebê. ...
  • Leguminosas. ...
  • Vegetais crucíferos. ...
  • Carnes vermelhas. ...
  • Café

O chá de hortelã é bastante eficaz no alívio das cólicas intestinais e auxilia na melhora da digestão. Por isso, é uma alternativa para as mães que amamentam exclusivamente e procuram alívio das cólicas dos seus bebês.

Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida. Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas.

Muitos bebê fazem uma, duas ou três sessões de mamada na mesma mama para ficarem satisfeitos. Normalmente, quando o bebê tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece dormir no peito. Fica relaxado e solta a mama espontaneamente. “Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de mamada efetiva.