Pode tomar suco de laranja quando está amamentando?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

Se a lactante notar que o seu filho reage mal, deve deixar de consumir chocolate enquanto estiver amamentando. Frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, morango e kiwi podem levar a desconfortos, vômitos, diarreia, irritação na pele, coriza ou congestão nasal.

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Coma alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, laticínios, ovos e feijão. Para aumentar a quantidade de nutrientes no leite materno, mantenha uma dieta rica em boas fontes de proteínas; carnes magras, como frango, além de ovo, feijão e lentilha, são ótimas opções para incorporar na dieta.

Os chás, como camomila e funcho possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes, que promovem o relaxamento dos músculos do corpo, ajudando a aliviar a cólica do bebê.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

“Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo. Por isso é importante que você fique atenta às reações que seu filho terá após você consumir esse tipo de alimento. Se perceber que ele apresenta muitas cólicas, é recomendável evitá-los no período da amamentação.

Com o aparelho digestivo ainda em desenvolvimento, os bebês são alvos fáceis dos gases. Eles podem estar associados ao ar engolido, leite ingerido ou às fórmulas usadas para complementar a alimentação.

Dar preferência para carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral; Comer 2 a 3 porções de lácteos, como 1 copo de leite desnatado ou semi desnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 iogurte natural, por exemplo.

geralmente mais de 3 dias para eliminar todos os resí duos proteicos da mãe , se a dieta estiver realmente sem nenhuma contaminação com produtos lácteos e eu até retiro produtos tópicos que possam conter leite. para a melhora do bebê , geralmente após 1 a 2 semanas !

Apesar de serem escassos os estudos sobre o consumo dessas bebidas durante a amamentação e não existir uma recomendação oficial para restringir o consumo durante o período, as mães nutrizes não devem ingerir refrigerante.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

Geralmente, para por volta dos 3 ou 4 meses, mas pode durar até os 6 meses de idade. Às vezes, nos bebês em aleitamento materno, a cólica pode ser um sinal de sensibilidade a um alimento da dieta da mãe, especialmente à cafeína.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.