Pode tomar sibutramina e fluoxetina juntos?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

– A associação de sibutramina e fluoxetina deve ser evitada ao máximo, pois pode desencadear a síndrome serotoninérgica, que é um excesso de serotonina no organismo.

Não é recomendado o uso de cloridrato de sibutramina monoidratado juntamente com inibidores da monoaminooxidase (IMAOs), medicamentos de ação central, inibidores da recaptação de serotonina, medicamentos para enxaqueca, descongestionantes, antitussígenos, antigripais, antialérgicos que contenham efedrina ou ...

Interações medicamentosas
A sibutramina não pode ser consumida em conjunto com outros remédios para emagrecer que agem no cérebro ou que são usados para transtornos psiquiátricos. Também há uma classe de antidepressivos — os inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) — que não devem ser prescritos em conjunto com ela.

Recomenda-se uma dose de 60mg, administradas por dia. Essa dosagem pode variar dependendo da orientação do médico ou do tipo de tratamento.

A perda máxima de peso com fluoxetina é atingida por volta de seis a nove meses, e o uso prolongado da medicação pode estar associado a reganho de peso.

Além disso, pacientes que tomam qualquer outro remédio para transtorno psiquiátrico ou transtornos alimentares como bulimia ou anorexia não devem usar a sibutramina.

Assim, já eliminei 7 kg, mas é claro que estou seguindo um programa de reeducação alimentar e recebendo apoio profissional. O medicamento é só um auxiliar para essa mudança de hábitos, inclusive na relação com os alimentos.

A fluoxetina pode ser tomada em qualquer horário e a sua absorção não é influenciada pela alimentação. O medicamento costuma ser tomado em dose única diária, mas doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas ao longo do dia.

Medicamento para emagrecer + antidepressivo
A associação de medicamento à base de sibutramina e fluoxetina, o antidepressivo poderá inibir as enzimas que metabolizam a sibutramina, potencializando as reações adversas. Podem ocorrer o aumento da pressão arterial e taquicardia.

O Cloridrato de Sibutramina Monoidratado deve ser utilizado apenas sob orientação médica. A dose inicial recomendada é de 1 cápsula de 10 mg por dia, administrada por via oral, ingerida pela manhã, com um pouco de líquido, antes ou após a alimentação.

Como funciona a sibutramina? – Tem efeito termogênico (acelera o metabolismo), tanto pela noradrenalina, como por ativar o sistema nervoso simpático, aumentando a adrenalina e também estimulando a termogênese no tecido adiposo marrom.

O tempo estimado para início do efeito terapêutico da medicação (perda de peso) é de no mínimo 15 dias, podendo haver variações individuais.

A Sibutramina deve ser tomada uma vez por dia, de preferência sempre no mesmo horário. Entretanto, não é necessário estar em jejum. Contudo, se esquecer de tomar o remédio é indicado tomar dois comprimidos no dia seguinte tentando compensar a dose perdida.

Embora a prescrição de antidepressivos para tratar a obesidade seja considerada adequada por especialistas em alguns casos, pacientes relatam insegurança e falta de informação quanto ao uso dos medicamentos. Cloridrato de fluoxetina, de sertralina e de bupropiona são os mais recomendados em consultório.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

As doses recomendadas para fluoxetina 20mg são as seguintes: Depressão: dose inicial de uma cápsula ao dia (20 mg/dia) Bulimia nervosa: três cápsulas ao dia (60 mg/dia) TOC: uma a três cápsulas ao dia (20 a 60 mg/dia)

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

Foram relatadas as seguintes reações adversas com cloridrato de fluoxetina: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Entenda o mecanismo de ação da fluoxetina
De forma bastante simplificada, funciona assim: ao atuar no cérebro, o medicamento aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o bem-estar, o sono, o humor, a concentração e o apetite, dentre outros fatores.

Quem parar de usar a sibutramina pode engordar o dobro do peso que perdeu? Não. Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, qualquer tratamento feito para emagrecer, quando é interrompido, pode proporcionar o ganho de peso.