Pode tomar remédio que vence no mês?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 5 votos

O remédio vence esse mês, posso tomar? Sim, é possível tomar o medicamento desde que ele não tenha passado da data de validade. Ou seja, você pode fazer o uso do remédio até o momento em que ele chegar no seu prazo, depois disso o uso não é recomendado.

Normalmente, essa data é de 12 e 60 meses a partir da data de fabricação. No caso dos medicamentos dispensados pelo farmacêutico a granel, a embalagem costuma ter um selo com os dizeres "descartar em" com um ano de validade, o que é exigido em 17 estados nos EUA.

Após a data de validade, não é recomendado o consumo dos fármacos.

As datas de validade são colocadas nos produtos indicando dia, mês e ano ou também apenas o mês e o ano. Sendo a data de validade de um produto 09/2017 o 09 desta data indica apenas o mês que o produto vencerá.

A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.

Medicamentos vencidos podem somente perder parte da eficácia, mas alguns tipos, como os antibióticos e os de uso contínuo, não devem ser consumidos.

Quando indicar mês e ano, entende-se como vencimento do prazo o último dia desse mês. As condições em relação ao armazenamento e transporte, especificadas pelo fabricante, devem ser mantidas (Brasil, 2011).

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) considera impróprio o uso e consumo de produtos que estejam com prazos de validade vencidos. A estudante do curso de Direito, Cassiana Galvão, passou mal ao ingerir o analgésico “Buscopan”, que estava vencido.

Não existe uma regra na legislação vigente sobre quanto tempo antes do vencimento os medicamentos devem ser retirados das prateleiras.

O prazo de validade é uma data que indica o período em que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis podem ser consumidos com segurança. Ele se inicia na data de fabricação do produto e termina no momento em que o alimento começa a se deteriorar, fazendo com que fique fora dos padrões esperados para ingestão.

Na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso, indique, ao paciente, a procura de um posto de coleta. Há farmácias, drogarias, postos de saúde e hospitais que prestam esse serviço. Entre em contato a Vigilância Sanitária ou Secretaria da Saúde do seu município para maiores informações.

Portanto, se você decidiu tomar um analgésico com data de validade vencida há dois ou três dias, talvez a única consequência seja a necessidade de esperar um pouco mais pelo efeito, já que o medicamento pode ter perdido parte de sua eficácia7.

Este produto não deve ser utilizado vencido, pois o efeito esperado poderá não ocorrer. Para sua segurança, mantenha a embalagem até o uso total do medicamento.

produto deteriorado, alterado, adulterado, avariado, falsificado, corrompido, fraudado, nocivo à vida ou á saúde, perigoso ou em desacordo com as normas de fabricação, distribuição ou apresentação; produto inadequado ao fim a que se destina.

Neste caso, o MM AA do cartão significa a data de validade, onde as letras MM são a abreviação de “Mês” e AA significam “Ano“.

O prazo de validade conta sobre a vitalidade de um produto, o período em que a mercadoria pode ficar armazenada sem perder suas características e o tempo que o consumidor tem para o consumo.

Uma data de expiração especifica a data após a qual um arquivo não está mais ativamente em uso. Quando um item expira, ele não fica mais visível para o usuário geral.

Situação em que o prazo não foi especificados. Exemplo de uso da palavra Tempo indeterminado: Sua encomenda será entregue em tempo indeterminado... Ou seja, talvez no próximo século.