Pode tomar remédio depois que vomita?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

No caso dos vômitos, esse estado do paciente dificulta a aplicação dos medicamentos, visto que ele pode vomitá-los após a ingestão. É essencial que o paciente faça uso dos remédios nos horários corretos, então, para saber como proceder nesse caso, basta observar o horário passado entre a ingestão do remédio e o vômito.

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

Depois de vomitar, é essencial tomar bastante água para reidratar o corpo.

O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.

Quando o vômito acontece, a sensação de náusea é interrompida e observa-se uma considerável melhora no quadro. Por esse motivo, muitas pessoas acabam forçando o vômito como forma de obter um alívio.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

Dramin é um medicamento indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral. Nesse caso, ele também pode ser utilizado para casos de vômitos e enjoos da gravidez.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Relacionados

  • Infecção por rotavírus.
  • Gastroenterites: crianças são as mais afetadas pelo problema.
  • Enxaqueca | Artigo.

Não há necessidade de ingerir uma grande quantidade de líquido imediatamente depois de vomitar, porque o líquido pode irritar o estômago e que você faz errado de novo.

Outros sintomas que também são comuns em casos de intoxicação alimentar são , calafrios, dor de cabeça, flatulência, mal-estar e perda de apetite.

Não escove os dentes imediatamente após o vômito, pois o ácido do estômago enfraquece o esmalte do dente e a escovação pode acentuar a perda do mineral do esmalte. Ao escovar os dentes, utilize creme dental que contenha flúor.

Normalmente, a bile é liberada aos poucos através da vesícula biliar. Esta substância garante que a coloração seja amarelada. Se for isso, o vômito amarelo será uma espécie de gosma com saliva, sem qualquer conteúdo nele presente.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento. Não seguir o cronograma pode até intensificar a ação das bactérias”, explica.

Frutas cítricas (como limão, por exemplo), são ricas em ácido fólico, uma vitamina do complexo B que estimula a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico e diminuindo o surgimento de enjoos.

Os sucos feitos com frutas cítricas combatem os enjoos, pois estimulam a formação de saliva e, consequentemente, a sensação de boca seca pode diminuir. Dessa forma, sucos feitos com limão ou laranja, por exemplo, podem ser uma boa sugestão.

Opte por uma alimentação mais leve, como bolachas de água e sal, pão simples, banana, arroz ou sumo de maçã. Se não conseguir reter os alimentos sólidos no estômago, tente comer gelo esmagado, sumo de fruta completamente natural ou gelados de sumo.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

A criança deve ser observada pelo médico assistente quando: Apresentar sonolência e/ou prostração extremas. Não se mexer ou não conseguir estar de pé Vomitar persistentemente não conseguindo manter líquidos.

Sintomas de intoxicação alimentar
Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.