Pode tomar remédio depois de tomar chá?

Perguntado por: alacerda4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Também destaca que os chás ou fitoterápicos não devem ser utilizados ao mesmo tempo com medicamentos. Procure tomar seu remédio uma hora antes ou duas horas após a ingestão de plantas ou fitoterápicos.

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

Quando e como tomar chás
Não existem regras definidas, mas o recomendado por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.

Administrar na hora exata indicada ou dentro de 30 minutos antes ou após o horário aprazado. Medicamentos prescritos com frequência maior do que uma vez ao dia, mas menor do que seis vezes ao dia (a cada 4 horas). Administrar dentro de 1 hora antes ou após o horário aprazado.

Os melhores chás do mundo – ou os mais conhecidos – são o chá verde, chá preto e chá branco. Chá verde: é um dos chás mais saudáveis do mundo, uma vez que as folhas da planta Camellia Sinensis são secadas imediatamente após serem colhidas para que seus nutrientes sejam preservados.

CAMOMILA. Seu chá com propriedades relaxantes pode interagir com anticoagulantes, aumentando o risco de sangramento, e com alguns sedativos, intensificando seus efeitos depressores do sistema nervoso central.

Diversos chás com propriedades calmantes podem ajudar a relaxar a musculatura, auxiliando, indiretamente, na redução da pressão arterial: chá de camomila, chá de alecrim, chá de lavanda, chá de maracujá, dentre outros.

Olá! Tomar uma xícara de chá de camomila, erva doce, cidreira ou hortelã todos os dias durante a noite é geralmente seguro e pode até mesmo proporcionar alguns benefícios à saúde.

Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

camomila

Chá de camomila
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

O mais indicado é sempre água, pois a interação de sucos, leite e refrigerantes com a medicação pode comprometer a absorção e ação do medicamento.

Um exemplo: para fazer infusões das folhas do chá (Camellia Sinensis), flores e ervas diversas, não se deve deixar a água ferver a ponto de surgirem grandes borbulhas, pois isso certamente irá queimar o chá, alterando o gosto e comprometendo as propriedades das plantas.

Em entrevista para a National Geographic, Yamaguchi explica que o melhor momento para tomar chá é duas horas após o almoço ou jantar.

Por que tem que tampar o chá? Tampar o chá e deixar de “molho” por alguns minutos ajuda a fazer a extração dos compostos benéficos das ervas. Esse processo se chama infusão e, quanto mais frágil for ingrediente, menor o tempo: folhas e flores em torno de 3 a 5 minutos; raízes e caules, 8 a 10 minutos.

Diante disso, recomenda-se que bebidas cafeinadas não sejam ingeridas em conjunto com alimentos que contenham ferro ou com suplementos nutricionais por um período de até uma hora.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.