Pode tomar refrigerante depois de tomar anticoncepcional?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Posso engolir comprimido com refrigerante, café ou outra bebida? Em geral, sucos, chás e até refrigerantes não interferem na medicação.

Quando o assunto é o que corta o efeito do anticoncepcional, também é importante ficar de olho em alguns tipos de chá. Os diuréticos, como os de cavalinha ou de hibisco, por exemplo, podem colocar em jogo o efeito da pílula quando consumidos em excesso, isto é, mais ou menos umas cinco xícaras.

Há certos líquidos que influenciam e enfraquecem o efeito do medicamento, por isso evite fazer a toma com a bebida que estiver mais à mão. Por exemplo, o café e a coca-cola faz com que o medicamento se desintegre muito rapidamente, enquanto que o chá retarda a absorção mesmo.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação. Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado.

A eficácia dos princípios ativos depende do comprometimento com esses horários. Por exemplo, quando prescrito tomar com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) é porque esse procedimento pode garantir absorção mais rápida e completa.

Você pode tomar a pílula logo após o café da manhã ou no almoço, por exemplo. Assim, as chances de esquecer são menores ;) Afinal, quando esquecemos o comprimido, bate aquele desesperozinho e logo pesquisamos “se não tomar o anticoncepcional na hora certa pode engravidar?”.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

Tomar anticoncepcional com leite, suco ou álcool não corta o efeito dele.

É possível tomar a pílula com água, ou junto com alimentos.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos.

Não é possível saber imediatamente se a pílula funcionou ou não. As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou.

Nenhum comprimido revestido pode ser partido ao meio, mastigado ou triturado.

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

Como vimos, o efeito do anticoncepcional dura 24 horas, por isso a importância de tomá-lo todos os dias ou utilizar outro tipo de método. Dentre os métodos atuais que vem se destacando, podemos citar o Implanon e o DIU.

O gastroenterologista Ricardo Machado de Minas, médico do Hospital São Luiz Anália Franco, também acredita que não há problema ingerir o medicamento com qualquer bebida que não seja alcoólica. Para ele, o maior perigo é engolir cápsulas e comprimidos sem a ajuda de líquidos.

É ACONSELHADO TOMAR COM ÁGUA OU A SECO? “Não faz diferença, desde que seja a pílula seja deglutida completamente. Se o comprimido ficar entalado no esôfago, a absorção será afetada.

Sim, os anticoncepcionais orais devem ser tomados preferencialmente durante o dia e nunca à noite antes de dormir! Quanto à sua eficácia para prevenção de gestação, em nada muda se tomado de manhã ou à noite, desde que tomados preferencialmente sempre no mesmo horário!

Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, explica que mesmo considerados comuns, os enjoos são raros entre as garotas que utilizam este método contraceptivo: “Pode causar o sintoma, mas são poucos casos pois as doses hormonais das pílulas atuais são muito baixas.

É comum que as mulheres tenham medo de engravidar mesmo tomando anticoncepcional. Para muitas delas, a menstruação representa o alívio de que não há gravidez indesejada. Porém, embora a probabilidade seja pequena, é possível engravidar tanto fazendo uso de métodos contraceptivos quanto estando menstruada.