Pode tomar refrigerante com virose?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Beba muitos líquidos
Por esse motivo, é necessário tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Outras opções indicadas são o soro caseiro, os sucos e chás naturais sem açúcar, a água de coco e as bebidas esportivas (isotônicos).

A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.

Em média de 3 a 5 dias.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

O que não fazer durante uma virose? Nos primeiros 3 dias de diarreia deve-se evitar o consumo de alimentos que prendem o intestino, como goiaba e banana, pois é preciso que o vírus seja eliminado pelas fezes.

Fique em repouso e se hidrate bem. Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar).

Frutas com casca, como a ameixa, por exemplo, não são indicadas. Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível). Legumes, raízes e tubérculos cozidos e com poucos condimentos também são bem-vindos, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará.

O chá verde cobre várias indicações, de acordo com grande número de artigos científicos realizados em todo o mundo. Entre as inúmeras doenças às quais se atribui os benefícios do chá verde, incluem as viroses, como a gripe, os resfriados, o zika vírus, a dengue etc.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Probióticos, como lactobacillus (Floratil® – Saccharomyces boulardii), podem ser úteis, ajudando a reduzir o tempo de doença em alguns casos. Mas não espere efeitos milagrosos, como resolução da diarreia após algumas horas.

Produtos com lactose devem ficar temporariamente fora do cardápio nesses casos. Se muitas vezes não nos sentimos bem ao ingerir leite e seus derivados quando estamos saudáveis, a complicação pode ser ainda maior quando já apresentamos sintomas de diarreia. Há uma justificativa para essa resposta do organismo.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Elas podem causar, além da febre, mal-estar e dor no corpo {comuns a todas as viroses}, sintomas mais específicos, como: Tosse, coriza e dor de garganta ou de ouvido, no caso da virose respiratória; Diarreia, vômito e dor abdominal, no caso da virose gastrointestinal.

Fica fácil se confundir, mas dá para perceber alguns sinais. Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.

Apesar de não ser o preferido, o chá de alho é um excelente remédio caseiro para gripe e resfriado. Você vai precisar de 3 dentes de alho, 1 colher de mel, suco de ½ limão e 1 xícara de água. Ferva a água com os dentes de alho amassados por cerca de 5 minutos. Depois acrescente o mel e só depois o limão.

Segundo a sabedoria popular, beber um copo de Coca-Cola ajuda a “prender o intestino” e a tratar a diarreia. Há inclusive quem defenda que, para fazer efeito, é necessário mexer o refrigerante com um talher para lhe tirar o gás e evitar o desconforto abdominal.

A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe. Refrigerante não deve ser consumido nesse caso.

Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

Pesquisadores alemães descobrem que ácido cítrico protege organismo contra o norovírus, transmitido através de mãos e alimentos contaminados. Fruta pode ser eficaz até mesmo após uma infecção, estimam cientistas.