Pode tomar PrEP sempre?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Tem que tomar para sempre? Não. Há vários motivos para parar de tomar a PrEP. O principal é se o risco de se infectar pelo HIV diminuir por causa das mudanças que ocorrem em sua vida e você achar que não tem mais sentido tomar PrEP, como mudanças na vida sexual ou no status de relacionamento.

Entre os resultados foi identificado um risco aumentado de ocorrência de alterações renais leves entre usuários de PrEP, quando comparados com o braço que recebia placebo. Essas alterações foram raras, não progressivas e se resolveram com a interrupção dos antirretrovirais.

Um estudo australiano mostrou que, um tanto preocupantemente, o risco de infecções sexualmente transmíssiveis (IST) era igualmente grande depois de interromperem a PrEP, sugerindo que correm tanto risco de HIV depois de parar a PrEP quanto seria se nunca tivessem começado a PrEP.

Quem fez uso de alguma droga injetável não poderá mais doar sangue, devido ao elevado risco de contaminação.”

Os pacientes interessados em aderir ao tratamento fora do SUS devem passar por um processo semelhante: buscar um infectologista e fazer uma série de exames. No entanto, além de arcar com todo acompanhamento necessário, é preciso comprar o medicamento importado, que custa, em média, 290 reais e dura um mês.

A PEP é uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida.

Sim, mulheres HIV negativas, com desejo de engravidar de parceiro soropositivo ou com frequentes situações de potencial exposição ao HIV, podem se beneficiar do uso de PrEP de forma segura, ao longo da gravidez e amamentação, para sua proteção e do bebê.

Indivíduos que já tiveram ou tem algum problema hepático são orientadas a não utilizar a PrEP, já que o medicamento pode afetar tanto a função do rim quanto a função do fígado e agravar o quadro.

No tocante as vantagens de usar a PrEP obtiveram-se 84 crenças, sendo as principais 1) Dupla proteção, 2) Não uso do preservativo, 3) Diminuir a contaminação, 4) Diminuir as ISTs, 5) Autonomia na prevenção.

Quanto tempo a PrEP fica no organismo? Os medicamentos ficam ativos no organismo enquanto durar o tratamento da PrEP contra HIV, ou seja, enquanto o paciente estiver exposto aos riscos.

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito? Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

O álcool 70% poderá substituir o prep e também poderá ser usar para remover excesso de oleosidade do gel após a cura, sem danificar o gel já curado.

Como funciona a PrEP
O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

De acordo com o infectologista, o uso diário da PrEP pode gerar uma proteção de até 99% contra o HIV no sexo anal. No sexo vaginal, a eficácia do medicamento é de cerca de 90%.

Aqui estão cadastrados os serviços de saúde do SUS que oferecem a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV.

A Profilaxia Pós-Exposição está disponível em todos os serviços de urgência e emergência, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e no Hospital Dia.

Quando a PEP Sexual não é indicada? A PEP Sexual não é indicada para todos e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas.

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

Tomá-los da forma errada pode diminuir a eficácia do esquema, e a pessoa pode acabar se infectando pelo vírus HIV. Existem outros esquemas disponíveis caso a pessoa não se dê bem com eles ou tenha alguma contraindicação a algum desses medicamentos.

No caso da PrEP, você pode tomar o comprimido: Com ou sem alimento. Não tem problema se beber álcool.

A pessoa que vive com HIV pode beber com moderação, assim como a pessoa que não vive com HIV. O vírus não muda isso. O que não se pode fazer é deixar de tomar a medicação por estar bebendo.