Pode tomar omeprazol à noite antes de dormir?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Qual o melhor horário para tomar omeprazol? O medicamente deve ser usado imediatamente antes das refeições, preferencialmente pela manhã.

Recomenda-se a toma de manhã, com pelo menos meio copo de água. Pode tomar-se com alimentos ou com o estômago vazio (em jejum).

À noite, a segunda dose de pantoprazol deve ser tomada uma hora antes do jantar. A terapia combinada é geralmente administrada durante 7 dias e pode ser estendida por mais 7 dias. A dose recomendada é de 40 mg de pantoprazol diariamente.

Alimentos que foram fritos ou empanados, por exemplo, aumentam a secreção de suco gástrico durante a digestão. Por isso, a preferência deve ser sempre por alimentos bem cozidos, assados ou grelhados, com quantidades moderadas de óleo na preparação.

Após a administração oral, o início do efeito anti-secretor do omeprazol é geralmente alcançado dentro de uma hora, com o efeito máximo ocorrendo 2 horas após a administração.

Comprimido. Omeprazol Magnésico deve ser administrado por via oral, pela manhã, ingerindo os comprimidos inteiros com meio copo de líquido (água). Omeprazol Magnésico pode ser administrado com ou sem alimentos. O comprimido não deve ser partido, mastigado ou esmagado.

O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia. Contudo, em geral são de leve intensidade e tendem a desaparecer no decorrer do tratamento(2).

Como já referido, o omeprazol está indicado para o tratamento das doenças do estômago, duodeno ou esôfago que estejam relacionadas com a acidez gástrica. De forma mais específica, o omeprazol pode ser utilizado nos pacientes com os seguintes problemas: Gastrite. Úlcera péptica (estômago ou duodeno).

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.

Ranitidina, Cimetidina e Famotidina. Esses remédios foram os primeiros desenvolvidos para controlar a acidez no estômago.

Embora eles hajam da mesma maneira, por serem princípios ativos diferentes, a dosagem é variável. Isso significa que se o médico indicar Omeprazol 20 mg não é a mesma coisa que usar o Pantoprazol 20 mg.

Já os mais severos de esofagite e refluxo, geralmente são dois comprimidos ao dia pelo tempo de 8 semanas. Além disso, é indicado que ele seja consumido 15 minutos antes da refeição, protegendo o estômago durante o dia todo e reduzindo a liberação de ácido clorídrico.

Pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã, exceto quando associado a antibióticos (Pantoprazol 40 mg) para erradicação do Helicobacter pylori, quando se recomenda a administração em jejum.

Omeprazol deve ser tomado de manhã e em jejum.

Bicarbonato de sódio.
Sendo um antiácido natural, o bicarbonato de sódio é uma boa alternativa natural ao Omeprazol. Remédios que podem substituir o omeprazol: Pantoprazol: Esse medicamento é da mesma classe do omeprazol, conhecido como inibidor de bomba de prótons.

Para obter melhores resultados no tratamento, potencializando a efetividade, o Omeprazol deve ser tomado em jejum, de 30 a 60 minutos antes de uma refeição (melhor se tomado antes do café da manhã).

O medicamento classificado como prazol (dentre os quais o omeprazol é um deles) inibe a ação das chamadas bombas de prótons, que estimulam a produção de ácido para digestão. Assim, o medicamento deve ser tomado antes de a alimentação provocar a produção do ácido.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

sensação de queimação ou dor na parte localizada entre o umbigo e o esterno que costumam ocorrer quando o estômago está vazio; fezes com cor escura ou presença de sangue.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.