Pode tomar o suco do inhame cru?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4 / 5 7 votos

A melhor forma de usufruir dos benefícios do inhame é consumindo-o cru, neste caso em forma de suco com alguns outros ingredientes, como a maçã, que além de serem muito nutritivos, ajudam a melhorar o sabor deste suco funcional!

Tomar suco de inhame taro cru é muito prejudicial à saúde. Porém, tomar suco de inhame cará pode ser benéfico, pois ele é considerado medicinal. Para fazer o leite de inhame cru, use o inhame do Norte (cará), o grande.

O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos.

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.

Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa e o suco de duas laranjas (ou água). Só bater e beber logo em seguida.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com elixir de inhame são náuseas, dor de estômago ou aumento do peso corporal. Quando utilizada em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar náuseas e vômitos.

O ideal é tomar este suco 2-3 vezes por semana para usufruir melhor dos benefícios. Mas não é tudo: existem outras formas de usar o inhame para melhorar a imunidade!

Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana. Como você pode ver o suco de inhame para imunidade é uma ótima opção, pois ele também irá lhe fornecer muitas vitaminas e substâncias que são essenciais para uma ótima saúde.

Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.) Schott.

Como pode ser observado na Tabela 1, o inhame japonês (taro) destaca-se por ser rico em vitamina E e por contribuir com a ingestão de vitamina C, micronutrientes que protegem contra o envelhecimento precoce das células, através da sua capacidade antioxidante.

Já a subclasse Colocasia esculenta (L.) Schott., que é aquela cujo formato lembra uma batata, por ser redonda, mas com a casca mais escura e arroxeada, também é chamada de inhame para quem mora na região Sudeste, mas o nome correto é taro.

Em casos de reposição hormonal e queda do estrogênio é indicado o consumo de 3 gramas ao dia, cerca de 5 a 6 cápsulas diariamente. Mulheres que desejam consumir o inhame para ajudar na fertilidade e gravidez a dosagem é de 10 ml de elixir de inhame ao longo dos 7 dias em ciclos curtos. Já em cápsulas de 3 a 5 ao dia.

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

Inhame pode ser tratamento natural dos sintomas da menopausa, sugere nutricionista

  1. Algumas sugestões de consumo:
  2. Chá de inhame.
  3. Modo de preparo: Leve a casca já lavada e higienizada com a água em um bule para chá e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe em infusão até esfriar. Sirva em seguida coado.

Tanto o inhame, quanto os demais tubérculos, não tem contraindicação, e é indicado nos casos de restrições alimentares como a doença celíaca e a APVL (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).

O inhame não é tóxico. Com certeza, não deve ter sido a causa da morte do paciente. A mandioca crua é perigosa, porque possuí uma concentração alta de um veneno conhecido como ácido cianídrico. Ele é letal em pouco tempo.

Também é importante não exagerar na ingestão do suco de inhame porque seu alto teor de fibras pode causar efeitos adversos como náusea, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça ou vômito.

Para limpar o sangue
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

Inhame traz benefícios para o sangue
Além de ser fonte de ferro, o inhame também conta com outros nutrientes que auxiliam na absorção e acesso ao mineral (cobre e vitamina C, respectivamente) e na produção de hemoglobina e ácido fólico (vitamina B6).

Descoberta de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense revela aliado ao tratamento de diabetes: o Inhame. Fonte de vitaminas e nutritivo, o alimento deve ser consumido moderadamente por diabéticos do tipo 2, por ser rico em carboidrato.

É rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e para a prevenção de problemas de hipertensão, que aumentam o risco de infarto.