Pode tomar nimesulida para dor nos rins?

Perguntado por: lcampos6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Uso em pacientes com insuficiência renal ou cardíaca (mau funcionamento dos rins ou do coração) Se você tem insuficiência renal ou cardíaca (mau funcionamento dos rins ou do coração), cuidado é requerido, pois, o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais como nimesulida pode resultar em piora da função dos rins.

Uso de medicamentos
Analgésicos, como o paracetamol e dipirona, e antiinflamatórios não hormonais, como diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida, estão na lista de remédios receitados pelos médicos. Situações mais graves de dor exigem a aplicação de analgésicos derivados de opioides, como o Tramadol.

Fatores de risco para lesão renal pelos anti-inflamatórios
Pacientes com insuficiência renal crônica já apresentam uma filtração do sangue reduzida, por isso, quando fazem uso regular de anti-inflamatórios apresentam maior risco de perda da função renal.

Se você estiver passando por uma crise de cólica renal, procure ficar em repouso. Movimentar o corpo pode intensificar a dor, e até mesmo agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação. Procure um médico imediatamente. Um urologista pode investigar a causa e gravidade do cálculo renal.

Alguns anti-inflamatórios que podem ser usados para a pedra nos rins são:

  • Diclofenaco;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Cetorolaco.

Nimesulida é indicado para o tratamento da dor e dos processos inflamatórios de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos como: torções, contusões e distensões. Nimesulida é indicado como auxiliar no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Alternativas. Alternativas a estes medicamentos incluem analgésicos comuns (paracetamol, Tylenol, dipirona, Novalgina, Lisador) e opióides (como por exemplo tramadol, Tramal ou Tylex). Cuidado com a auto-medicação! Na dúvida, consulte um médico.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.

Sintomas de problemas nos rins

  1. dor ao urinar;
  2. vontade de fazer xixi frequentemente;
  3. febre;
  4. mudança na coloração da urina: laranja, vermelha, marrom ou preta;
  5. náuseas e vômitos;
  6. cheiro forte na urina.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Olá, Medicamentos anti-inflamatórios são potencialmente deletérios a função dos rins e outros órgãos e devem ser realmente evitados na presença de disfunção renal em qualquer grau.

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

“Ela é utilizada contra dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e de dente, inflamação de vias aéreas, como sinusite e dor de garganta ou cólicas”, exemplifica a farmacêutica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.