Pode tomar nimesulida na amamentação?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

NISULID® (nimesulida) pode ser utilizado durante a gravidez e a amamentação? NÃO SE RECOMENDA O USO DE NISULID® (NIME- SULIDA) PARA GESTANTES E MULHERES QUE ESTÃO AMAMENTANDO. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.

Não se recomenda o uso de nimesulida para gestantes e mulheres que estão amamentando.

O paracetamol, apesar de não ser considerado tão potente, é mais seguro e não provoca tantas reações adversas, sendo a primeira escolha dos médicos para tratar crianças, grávidas, lactantes, idosos, asmáticos, hemofílicos e outros grupos que não podem ser tratados com os AINEs.

A nimesulida não deve ser utilizada por crianças menores de 12 anos. Com relação ao uso da nimesulida em crianças, foram relatadas algumas reações graves, incluindo raros casos compatíveis com Síndrome de Reye.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal; pacientes com distúrbios de coagulação graves; pacientes com insuficiência cardíaca grave; pacientes com insuficiência renal e/ou hepática.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Hoje, a contraindicação formal pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é para o HIV e o HTLV. Se a mãe tiver um desses dois vírus não poderá amamentar. Neste caso, o seu filho terá que ser alimentado conforme indicação do pediatra, conforme a idade que ele esteja.

Aumento do risco de leucemia linfocítica aguda foi encontrado em crianças cujas mães tomaram metamizol durante a gravidez e amamentação, enquanto o uso de paracetamol durante a gravidez foi um fator de proteção (Couto 2015).

Porém, mesmo em pequenas quantidades, alguns medicamentos podem prejudicar o bebê. Alguns medicamentos passam para o leite materno, mas o bebê costuma absorver tão pouco deles que não sofrem nenhum efeito. Exemplos incluem os antibióticos gentamicina, canamicina, estreptomicina e tetraciclina.

O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar nimesulida é de 15 minutos para alívio da dor. A resposta inicial para a febre acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.

Nimesulida é indicado para o tratamento da dor e dos processos inflamatórios de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos como: torções, contusões e distensões. Nimesulida é indicado como auxiliar no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.

Se você tiver resfriado, gripe, febre, diarreia, vômitos ou mastite, continue a amamentar normalmente. Seu bebê não vai contrair a doença através do leite materno. Na verdade, o leite contém anticorpos que reduzem o risco de o bebê contrair o mesmo microrganismo.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.