Pode tomar nimesulida e ibuprofeno ao mesmo tempo?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Tanto a nimesulida quanto o ibuprofeno tem ação antiinflamatoria. Portanto não deve misturar os dois.

O ideal é não usá-los de maneiro contínua, por semanas ou meses, exceto se recomendado por algum médico. Também não é indicado misturar os anti-inflamatórios. O principal efeito colateral dos anti-inflamatórios é a gastrite, por isso fique atento. Até mais!

Durante o tratamento com a nimesulida, os pacientes devem evitar usar outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois há risco de somação de efeitos, incluindo efeitos adversos.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

A nimesulida e o ibuprofeno fazem parte do mesmo grupo de medicamentos: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, por isso, agem de maneira semelhante. Contudo, a escolha entre um ou outro depende do médico, que avaliará o benefício em cada caso.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

Esse remédio não deve ser usado contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a não ser que o médico recomende o tratamento por mais tempo.

Qual o risco do uso dos anti-inflamatórios? Os AINES podem diminuir o fluxo de sangue para os rins e liberam substâncias inflamatórias que podem causar lesão no tecido renal.

3 – Anti-inflamatórios e Corticoides
A combinação pode ser responsável por retenção de líquidos, inchaço, aumento de pressão e até formação de úlceras e sangramentos.

O Ibuprofeno
pode aumentar o risco de efeitos adversos gastrintestinais com: álcool; corticosteroide; bifosfonato; ácido acetilsalicílico e outro anti-inflamatório não esteroide. pode aumentar o risco de efeitos adversos renais com: ciclosporina.

Indicações — Para que serve. A nimesulida é um remédio anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, com ou sem febre associada. O medicamento demora cerca de 15 minutos para agir contra a dor e uma hora para baixar a febre.

Uma já falamos: ela só pode ser consumida sob prescrição médica. Mas não para por aí. Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.