Pode tomar leite com remédio?

Perguntado por: ocapelo7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Medicamentos e alimentos podem interagir entre si, interferindo na recepção do organismo ao remédio. O Leite é um alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos. Vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Os anti-inflamatórios são liberados para serem tomados junto com alimentos.

tomar o medicamento com alimentos ou leite diminui o desconforto no estômago. não ingerir bebida alcoólica (risco de ulceração).

“Se possível, tome com um copo de água, mas não tem problema em beber leite. Não há interação com alimentos”, afirma a expert. É necessário interromper o consumo de álcool no período de administração.

Ao usar antibióticos, certifique-se de tomá-los com um copo de água, pois os laticínios, como o leite e os derivados, contêm minerais como cálcio e magnésio, que dificultam sua absorção e reduzem sua eficácia.

Não é recomendável ingerir medicamentos com leite.

Alimentos ricos em potássio: bananas, laranjas, vegetais com folhas verdes-escuras podem comprometer a ação de remédios que contenham captropil e enalapril, usados no tratamento de pressão alta ou problemas cardíacos.

Se você tomar esse tipo de antibiótico com café com leite, "você o está jogando fora". É que essa família de antibióticos, se tomada com derivados do leite, forma compostos insolúveis com o cálcio, chamados quelatos, que não vão ser absorvidos a nível intestinal — e, portanto, não vão ter efeito farmacológico.

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

Peça sempre orientação ao profissional de saúde!
– alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Aumentar os fluidos – As crianças com febre podem não sentir fome, e não é necessário forçá-las a comer. No entanto, líquidos, como leite e água, devem ser oferecidos com frequência.

Dar o remédio para o bebê em uma seringa sem agulha é uma das melhores formas de fazê-lo engolir todo o medicamento. Isso porque, quando o instrumento é colocado do jeito certo, fica mais difícil para o líquido escorrer da boca.