Pode tomar laxante todos os dias?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Tomar laxante com frequência provoca irritação na mucosa do intestino. Tomar laxante todos os dias com a intenção de perder peso é um grande erro. O medicamento pode causar problemas à saúde, além de não ser capaz de emagrecer.

Durante quanto tempo se pode usar o laxante? Idelmente, os laxantes devem ser usados de vez em quando e por um curto período de tempo até que a prisão de ventre melhore.

Laxante osmótico
Os laxantes osmóticos não provocam efeitos irritativos, não estimulam a produção de gases, não promovem desconforto abdominal e nem aumentam os níveis de glicose do sangue, o que permite seu uso por períodos prolongados.

A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Assim como qualquer laxante, Dulcolax não é indicado para uso diário por um período prolongado sem que a causa da constipação seja investigada1. Por essa razão, é importante sempre conversar com um médico sobre os sintomas para entender o que é que está provocando a prisão de ventre.

Mas existem alguns laxantes naturais que favorecem o bom funcionamento do intestino, são eles:

  • sene;
  • psyllium;
  • cáscara sagrada;
  • espinheiro;
  • semente de linho;
  • entre outros.

Basicamente, o laxante é um medicamento que facilita a evacuação. Isso pode acontecer ao estimular contrações intestinais ou até aumentar o volume do bolo fecal. Seja qual for a ação do medicamento no organismo, o fato é que os laxantes ajudam as pessoas que estão com prisão de ventre a finalmente irem ao banheiro.

Frutas – de preferência, com casca e/ou bagaço
Além dela, o mamão e a ameixa são grandes conhecidos por terem um bom desempenho na hora de “soltar” o intestino. Ainda, figo, kiwi, uva, manga, abacaxi também podem ajudar. Lembre-se de consumir a casca daquelas em que é possível fazer isso, – como a uva, por exemplo.

O que fazer para amolecer as fezes que não querem sair?

  1. Hidrate-se bem. Agente deve consumir, no mínimo, dois litros de água todos os dias, não é mesmo? ...
  2. Coma fibras. ...
  3. Faça exercícios físicos. ...
  4. Mastigue bem os alimentos. ...
  5. Faça massagens do cocô ...
  6. Estabeleça um horário para sentar no trono. ...
  7. Fique na posição ideal para evacuar.

Apesar de ajudar a diminuir os sintomas da prisão de ventre, tomar mais de 1 comprimido de laxante por semana pode ser prejudicial à saúde, pois pode induzir uma dependência.

01 - Não causam dependência: apesar de ser um temor comum, é importante saber que laxantes como Dulcolax não provocam dependência, ou seja, não viciam e não causam abstinência após a interrupção da dose4.

O Almeida prado 46, assim como outros medicamentos laxantes, não deve ser usado por tempo prolongado ou com frequência, uma vez que pode fazer com que o intestino se torne "preguiçoso" e dependente dos efeitos laxativos do remédio, funcionando apenas quando este é consumido, o que pode piorar a prisão de ventre.

Em casos específicos : pode tomar a noite ou durante o dia , depende muito da rotina da pessoa e de sua bioquimica pois é um laxante com previsão de efeito entre 6h a 12h. Em forma de comprimido tomar com bastante água.

Os laxantes formadores de massa (como as fibras) precisam de uma ingestão abundante de água para que o bolo fecal seja expelido. Se não houver essa ingestão de água, as fibras vão fermentar, levado à distensão do intestino e consequente dor abdominal.