Quem tá com infecção urinária pode tomar ibuprofeno?

Perguntado por: lsantana6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Diagnóstico de cistite
No caso de uma inflamação, beber líquidos também é aconselhado e o uso de anti-inflamatórios, para diminuir o incômodo, pode ser uma opção.

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Para que serve Ibuprofeno? Este medicamento tem ação contra a inflamação (reação de defesa do organismo a uma agressão), dor e febre.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.
...
Os sintomas de Pielonefrite são:

  1. Febre acima de 38,5º C;
  2. Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  3. Dor ou queimação ao urinar;
  4. Urina turva;
  5. Presença de pus ou sangue na urina;
  6. Vontade frequente para urinar.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Causas da infecção urinária
A principal via de entrada das bactérias é pela uretra, sendo as principais causas o ato sexual, a constipação intestinal e as infecções ginecológicas (corrimentos ou vulvovaginites). Raramente ocorre pela circulação sanguínea.

Como saber se estou com infecção urinária?

  1. Ardência ao urinar.
  2. Vontade constante de urinar.
  3. Urina com cor escura.
  4. Sangue na urina.
  5. Urina com cheiro muito forte.
  6. Dor pélvica (região abaixo do abdome)
  7. Aumento da frequência de micções.
  8. Incontinência urinária (perda involuntária da urina)

Remédios para dor em geral podem ser utilizados no auxílio dos sintomas de dor na bexiga. Um dos mais conhecidos é a dipirona monoidratada, um analgésico e antitérmico.

Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da bexiga; Urine com frequência. Reter a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.