Pode tomar glutamina em jejum?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Boa parte da glutamina consumida fica no intestino e, para que ela atinja 100% da sua eficiência, o melhor é consumi-la em jejum. O melhor horário de uso é antes de deitar, ou antes do café da manhã. Nesse último caso, espere 15 minutos para comer.

Atletas de alta performance podem consumir a glutamina antes e após os treinos e atividades. Para pessoas saudáveis que pretende aumentar a imunidade com a suplementação, antes dos treinos (caso faça alguma atividade física) e antes de dormir é uma ótima sugestão para este grupo de pessoas.

O limão auxilia ainda na liberação de toxinas do organismo, no processo digestivo e, ajuda a manter o equilíbrio do pH do corpo. Portanto, limão e glutamina é uma dupla eficiente no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

A nutrólogo Bruno Mesquita indica tomar 30 minutos antes do treino, de forma a diminuir a fadiga e aumentar a performance, sendo possível mais repetições dos exercícios. Quando consumida pós treino, ela atuará na reposição.

Bruna Manes: Ela não é um aminoácido que auxilia no ganho de massa muscular somente. Então mesmo sem treinar pode sim usar a glutamina.

Boa parte da glutamina consumida fica no intestino e, para que ela atinja 100% da sua eficiência, o melhor é consumi-la em jejum. O melhor horário de uso é antes de deitar, ou antes do café da manhã. Nesse último caso, espere 15 minutos para comer.

A glutamina auxilia no aumento das reservas de glicogênio muscular, ajudando a evitar que o organismo queime massa muscular para gerar energia. Ela reduz a taxa de oxidação do aminoácido L-leucina, o que ocasiona mais potência na síntese muscular.

Como tomar glutamina
No entanto, a recomendação indicada é entre 8 a 15 gramas diárias, dividida em 2 a 3 vezes ao longo do dia, juntamente com água ou suco de frutas, podendo ser consumida antes do treino ou antes de dormir.

- Ganho de massa muscular magra; - Coadjuvante em algumas patologias do sistema gastrintestinal. Tomar 1 dose (5g) dissolvida em 200ml de água após o treino e outra dose antes de dormir.

Entre os principais benefícios da glutamina são a melhora da integridade intestinal e da recuperação muscular. Porém, apesar de ser um suplemento alimentar e não um medicamento (e, por isso, não exigir receita médica), seu uso deve ser acompanhado por um profissional de saúde.

Glutamina antes de dormir é uma proposta para melhorar a nutrição de quem deseja o ganho substancial de massa muscular. Inteligentemente o organismo age para produzir glutamina, aminoácido não essencial, mas, extremamente importante para funções biológicas como por exemplo, ampliar a eficiência do sistema imunológico.

Como escolher a melhor glutamina? Primeiramente verifique se ela vem em cápsulas, sachês ou em pó, confira as quantidades que ela tem por dose e verifique os componentes adicionais caso seja vegano. Após fazer isso, compare o custo por grama para escolher o melhor preço e o melhor produto.

Glutamina engorda ou emagrece? A glutamina não fornece calorias para o organismo e, por isso, ela não emagrece ou engorda. O que pode acontecer, entretanto, é um aumento de peso devido ao ganho de massa muscular, mas não de gordura corporal.

A glutamina pode ser consumida em cápsulas ou em pó, podendo ser diluída em sucos e água. Pode ser tomado com outros suplementos como BCAA e whey protein.

Contudo, cada um tem sua própria composição, age de forma diferente e traz diversos benefícios para o corpo. Assim, enquanto a principal função da creatina é fornecer energia para os músculos, a glutamina atua no sistema imunológico e na captação de água. Interessante, não é mesmo? E não pára por aí!