Pode tomar fluoxetina e sertralina juntos?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Nunca se deve usar nenhum antidepressivo ISRS junto com os antidepressivos inibidores da MAO. É preciso sempre haver um espaço de no mínimo 14 dias entre o uso de um e outro. Esta associação pode ser fatal.

Estudos mostram que a associação de antidepressivos de classe diferente pode produzir eficácia terapêutica.

Em comparação com outros antidepressivos de nova geração, foram encontradas diferenças importantes na eficácia e na tolerabilidade entre a fluoxetina e alguns dos antidepressivos; por exemplo, a fluoxetina foi menos eficaz do que a sertralina e mirtazapina, mas melhor tolerada do que a reboxetina.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

Clínico Geral, Psiquiatra
Boa tarde Adriano, Durante a introdução de medicamentos como a sertralina são comuns alguns sintomas inicias ou piora inicial da ansiedade. Caso estes sintomas sejam muito intensos ou não melhorarem com o decorrer do uso da medicação, o ideal é conversar com seu médico para melhor avaliação.

Alguns medicamentos e substâncias não devem ser usados em associação com a fluoxetina devido ao aumento do risco de efeitos adversos. Os principais são: Anti-inflamatórios não-esteroides (AINE). Bebidas alcoólicas.

A fluoxetina serve para tratar distúrbios relacionados à depressão e ansiedade. O medicamento age elevando os níveis do neurotransmissor serotonina, responsável pela regulação de funções como humor, bem-estar, sono, apetite e concentração.

A dose máxima recomendada é 80 mg por dia. Na maioria dos casos, o paciente consegue controle dos seus sintomas com doses entre 20 e 40 mg por dia.

Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

doses em termos de Sertralina. com ou sem alimentos. depressão; desordem obsessivo-compulsiva: iniciar com 50 mg, em dose única pela manhã ou ao anoitecer; após diversas semanas, ajustar a dose de acordo com a resposta clínica (dai então, aumentos de 50 mg por dia com intervalos de pelo menos 1 semana).

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

As principais classes de antidepressivos são: SNRI (Inibidor de recaptação de serotonina e noradrenalina) SNDRIs (inibidores de tripla recaptação) SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina)

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.