Pode tomar fluoxetina e pregabalina juntos?

Perguntado por: esantos2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Não! Ambas atuam no sistema nervoso, mas a pregabalina é indicada para tratar a epilepsia e a dor neuropática. Na prática, trata-se de medicamentos com sinergismo, ou seja, um potencializa o efeito do outro.

A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).

Efeitos colaterais da Fluoxetina
Tonturas. Sonolência ou insônia. Aumento ou diminuição do apetite. Sudorese.

A pregabalina é um anticonvulsivante que atua diretamente no sistema nervoso central regulando seu funcionamento. Para tal, esse medicamento ajuda no controle da dor em doenças neuropáticas, fibromialgia, epilepsia e ansiedade.

Visão turva, diplopia; Vômitos, constipação, flatulência, distensão abdominal, boca seca; Espasmo muscular, artralgia, dor lombar, dor nos membros, espasmo cervical; Edema periférico, edema, marcha anormal, quedas, sensação de embriaguez, sensação anormal, fadiga.

Para a maioria dos pacientes, 150 mg duas vezes ao dia é a dose ideal. A eficácia da Pregabalina foi demonstrada na primeira semana.

A dose varia de 150 a 600 mg/dia, divididas em duas ou três tomadas diárias. A necessidade para o tratamento deve ser reavaliada regularmente. A dose inicial eficaz recomendada de Pregabalina é de 75 mg duas vezes ao dia (150 mg/dia), com ou sem alimentos.

A Pregabalina é uma droga anticonvulsivante que possui uma elevada propriedade analgésica e ansiolítica. Sendo assim, trata-se de um análogo estrutural do ácido gama-aminobutírico (GABA), exercendo ação relacionada às subunidades auxiliares dos canais de cálcio-voltagem, dependentes no sistema nervoso central.

Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico que é amplamente usado para tratar a fibromialgia, e é recomendado em muitos guidelines. É normalmente usado em doses inferiores àquelas que as drogas agem como antidepressivos.

A pregabalina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula.

A pregabalina alivia a dor provocada por danos aos nervos, a partir de lesão ou doença. Antiepilépticos (como a pregabalina) são medicamentos usados para o tratamento de epilepsia, mas também são eficazes para o tratamento da dor.

Boa noite, a pregabalina pode sim ser usada para melhora dos sintomas ansiosos. Geralmente, a sonolência é mais comum no início do tratamento. Avaliar posologia e forma de uso de acordo com avaliação em consulta.

Fluoxetina dá sono? A sonolência (assim como a insônia) pode, sim, ser um dos efeitos colaterais da fluoxetina.

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.