Pode tomar domperidona todos os dias?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A dose de domperidona deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito.

10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg).

Entre os efeitos adversos mais frequentes da domperidona, podemos destacar dor de cabeça e diarreia. É possível a ocorrência de galactorreia (secreção de leite). Existem também o risco das chamadas reações extrapiramidais, quando o medicamento afeta a região neuronal responsável pelo tônus e pela postura.

Estudos epidemiológicos mostraram que a Domperidona pode estar associada a um risco aumentado de arritmias ventriculares graves ou morte cardíaca súbita. Esses estudos sugerem que este risco aumentado pode ser maior em pacientes com mais de 60 anos de idade ou em pacientes tomando doses orais maiores que 30 mg por dia.

A dose de domperidona deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito.

Os medicamentos inibidores da bomba de prótons como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol são os mais utilizados e os mais eficazes.

Os aceleradores do esvaziamento gástrico, como domperidona, metoclopramida ou cisaprida, aumentam os movimentos intestinais e aceleram o esvaziamento gástrico, fazendo assim com que a comida fique menos tempo no estômago e diminuam os sintomas do refluxo.

Inibidores da bomba de prótons (IBP)
Os inibidores da bomba de prótons são medicamentos mais fortes que os bloqueadores de H2 e, no geral, conseguem aliviar os efeitos do refluxo e cicatrizar a esofagite mais rápido 1.

A domperidona é contraindicada para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (Child-Pugh > 9).

Qual a diferença do omeprazol e da domperidona? – Prado explica que o omeprazol é um bloqueador de próton que pode ser usado em conjunto com a domperidona, já que enquanto ela torna mais rápido o esvaziamento gástrico, ele atua reduzindo a secreção de ácidos estomacais.

Dor de estômago por tomar anti-inflamatórios
Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

Você Page 2 deve tomar domperidona comprimidos antes das refeições e o medicamento para o estômago após as refeições. Você não deve usar domperidona se você estiver utilizando antifúngico à base de cetoconazol, por via oral. Se você estiver tomando cetoconazol, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento.

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com PERIDONA®. Insuficiência hepática : devido a domperidona apresentar intensa metabolização hepática , deve ser administrada com precaução em pacientes com insuficiência hepática . Neste caso o ajuste da dose deve ser considerado.

EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO. Venda sob prescrição médica.

“Em linhas gerais, eu indico que o medicamento seja ingerido com o estômago vazio, porque a presença de alimentos atrasa a absorção do composto”, comenta o farmacêutico. Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente.

Os comprimidos contêm lactose e podem ser inadequados para pacientes com intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose. Como a domperidona é altamente metabolizada no fígado, esse medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com lesão hepática.

Um estudo da Universidade de Hong Kong e da University College London mostrou que o uso prolongado de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol e Pantoprazol, pode aumentar em 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.

As doses devem ser administradas, de preferência, 15 minutos antes das refeições ou logo ao deitar (para quem sofre de refluxo à noite). A dose máxima recomendada pelo fabricante é de 40 mg a 80 mg por dia (4 a 8 comprimidos por dia).

O uso contínuo (por algumas semanas) de omeprazol é recomendado para o tratamento de algumas doenças do estômago, sendo que em alguns casos o tratamento prolongado é necessário. Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente.